Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PIB dos EUA cresce 1,3% no 1TRI24, abaixo do esperado

PIB dos EUA cresce 1,3% no 1TRI24, abaixo do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA apresentou um crescimento mais lento no primeiro trimestre do que o estimado inicialmente, devido a revisões para baixo nos gastos dos consumidores, conforme informou o Departamento de Comércio na quinta-feira (30).

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 1,3% de janeiro a março, abaixo da estimativa anterior de 1,6% e significativamente mais lento que o ritmo de 3,4% registrado nos últimos três meses de 2023.

A revisão do crescimento no primeiro trimestre foi influenciada por recentes fraquezas nas leituras das vendas no varejo e nos gastos com equipamentos.

Uma medida da inflação (PCE trimestral) no primeiro trimestre também foi revisada para baixo, de 3,4% para 3,3%, representando o aumento trimestral mais rígido da pressão dos preços em um ano.

Após se moderarem durante a maior parte do ano passado, as medidas de inflação ficaram mais altas do que o esperado no início de 2024, o que levou as autoridades do Federal Reserve a adiarem as expectativas de quando poderão reduzir a taxa de juros.

Publicidade
Publicidade

A revisão para baixo do PIB coloca a taxa de crescimento do primeiro trimestre como a mais fraca desde o segundo trimestre de 2022, quando a economia contraiu, e deixa a produção abaixo da taxa de 1,8% que as autoridades do Fed consideram como seu potencial não inflacionário de longo prazo.

Entretanto, não se espera que o início fraco do ano persista no segundo trimestre atual, em parte devido à força contínua do mercado de trabalho.

Nesta sexta-feira (31), será divulgado o PCE mensal, medida favorita do Fed para medir a inflação, o que pode mexer nas expectativas.

Você leu sobre o PIB dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!