Os Estados Unidos criaram 164 mil novas vagas de emprego no setor privado em dezembro, segundo dados do Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute e o Stanford Digital Economy Lab, divulgados nesta quinta-feira (4). O mercado projetava a criação de 115 mil novos postos para a pesquisa ADP, considerada uma prévia do payroll, no período.
A leitura anterior da pesquisa ADP, de novembro, apontou a criação de 103 mil vagas. Segundo o relatório, o crescimento salarial foi de 5,4% na base anual, também desacelerando em relação ao mês anterior, de 5,6%.
Uma recuperação no setor de lazer e hospitalidade impulsionou a alta, com a criação de 59 mil posições. O setor também liderou em ganhos salariais, com crescimento anual de 6,4%.
O segmento de construção contribuiu com 24 mil novos postos para o total, enquanto a categoria de outros serviços somou 22 mil. As atividades financeiras aumentaram em 18 mil.
Apenas algumas categorias recuaram no mês, como manufatura (-13 mil), serviços de informação, recursos naturais e mineração, que tiveram um declínio de 2 mil vagas no mês.
“Estamos retornando a um mercado de trabalho muito alinhado com as contratações pré-pandemia”, disse a economista-chefe da ADP, Nela Richardson. “Embora os salários não tenham impulsionado o recente surto de inflação, agora que o crescimento salarial recuou, qualquer risco de uma espiral salário-preço praticamente desapareceu.”
A pesquisa ADP é uma medida da variação mensal de emprego privados não-agrícolas, tendo como referência dados da folha de pagamento de clientes empresariais dos EUA. Já o payroll, dado oficial do mercado de trabalho norte-americano, contabiliza também os cargos públicos, além dos privados.