A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para uma nova emergência global. A entidade anunciou que o aumento de casos de mpox ao redor do mundo configura uma nova situação de cuidado global de saúde pública. Esta é a segunda vez que um surto da doença recebe essa classificação desde 2022.
De acordo com a entidade, o surto atual é impulsionado pela cepa “clade Ib”, conhecida por sua maior capacidade de transmissão. A decisão da OMS foi tomada após um crescimento significativo nos casos da doença na República Democrática do Congo, e que rapidamente se espalharam para outros países africanos.
Até o momento, mais de 17 mil casos suspeitos de mpox foram registrados no continente africano, juntamente com 517 mortes atribuídas à doença. Esses números representam um aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, 13 países do continente relataram casos da doença.
Diretor-Geral da OMS diz que país africano sofre há anos com infecções
Em coletiva de imprensa realizada em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que os surtos de mpox têm sido registrados na República Democrática do Congo há mais de uma década, com um aumento significativo nas infecções nos últimos anos.
“A OMS vem trabalhando para conter os surtos de mpox na África e alertando que o cenário deve preocupar a todos nós. Na semana passada, convoquei o comitê de emergência para avaliar a situação na República Democrática do Congo e em outros países da África. Hoje, o comitê se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional”, disse ele.
Você leu sobre OMS. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!