Home
Notícias
Estilo e Lazer
México registra salto de 460% em vistos eletrônicos para brasileiros

México registra salto de 460% em vistos eletrônicos para brasileiros

Com cerca de 12 mil vistos eletrônicos aprovados em pouco mais de dois meses, México reforça aposta no turista brasileiro e planeja ampliar voos entre os países

O México registrou um crescimento expressivo na emissão de vistos eletrônicos para brasileiros. Em pouco mais de dois meses, cerca de 12 mil autorizações foram aprovadas, um avanço de 460% que reforça a importância do mercado brasileiro para o turismo mexicano.

Os números foram divulgados durante a WTM Latin America, maior evento B2B do setor turístico no Brasil, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. Representantes do governo mexicano aproveitaram a ocasião para detalhar estratégias de promoção turística e planos de expansão da conectividade aérea entre os dois países.

Brasil ganha prioridade no turismo mexicano

Segundo Miguel Aguíñiga, chefe da Unidade de Inovação, Sustentabilidade e Profissionalização Turística do México, o aumento nas aprovações está diretamente ligado à implementação do visto eletrônico, iniciado em 5 de fevereiro.

“O Brasil é o único país do mundo com permissão para gerar o visto eletrônico atualmente”, destacou o executivo durante a coletiva.

A medida, segundo ele, representa um movimento estratégico de aproximação entre Brasil e México. “Isso fala da importância da relação e do grande carinho que temos pelo Brasil e pelos brasileiros. Queremos seguir trabalhando essa conexão no turismo e em outros setores da economia”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

A cônsul-geral do México em São Paulo, Claudia Velasco, reforçou que o consulado permanece disponível para orientar viajantes brasileiros sobre o processo de emissão dos vistos. Ela lembrou que estadias superiores a seis meses ainda exigem atendimento presencial em um consulado mexicano.

Brasileiros concentram viagens em Cancún e Riviera Maya

Os destinos de praia continuam liderando a preferência dos turistas brasileiros. De acordo com Aguíñiga, 52% dos visitantes do Brasil desembarcam em Cancún e Riviera Maya. Os demais se dividem entre destinos urbanos como Mexico City, Monterrey e Guadalajara.

Atualmente, o México ocupa a sexta posição mundial em recepção de turistas internacionais. Em 2025, o país recebeu 47,7 milhões de visitantes estrangeiros, enquanto o Brasil aparece hoje como o oitavo maior emissor de turistas para o destino.

A expectativa do governo mexicano é ainda mais ambiciosa. A projeção é que, até 2026, o Brasil passe a integrar o grupo dos cinco maiores mercados emissores de turistas para o México.

Mais voos e estratégia para grandes eventos

Além da facilitação dos vistos, o México também trabalha para ampliar a conectividade aérea com o Brasil. O governo mexicano negocia novas rotas com companhias aéreas dos dois países para atender ao aumento da demanda.

Segundo Aguíñiga, caso os 12 mil vistos emitidos recentemente se convertam em viagens efetivas, será necessário ampliar a oferta aérea entre 15 e 20 voos adicionais para acomodar os passageiros.

O país também aposta em grandes eventos internacionais para fortalecer o fluxo turístico. Uma das estratégias envolve a realização da Copa do Mundo de 2026, que terá o México como uma das sedes.

“Se o Brasil terminar em segundo lugar no seu grupo, jogará em Guadalajara na próxima fase”, afirmou Aguíñiga, lembrando que a cidade mexicana marcou a história da seleção brasileira campeã do mundo em 1970.

Leia também: