O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a troca no comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), colocando fim a semanas de especulações. O atual ministro, Paulo Pimenta, será substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira, conhecido por sua atuação como marqueteiro na campanha presidencial de 2022.
A decisão foi comunicada nesta terça-feira (7) durante uma reunião entre Lula e Pimenta no Palácio do Planalto.
Apesar do anúncio da saída, Pimenta permanecerá no cargo até pelo menos a próxima quarta-feira (8), quando o governo realizará um ato para marcar os dois anos das depredações do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto, em 8 de janeiro de 2023.
A oficialização da troca deve ocorrer entre o fim desta semana e o início da próxima.
“O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do que eu tenho. Vamos fazer a caminhada conjunta até a semana que vem. Nós temos o mesmo projeto. Portanto vamos ter uma parceria que não se encerra”, afirmou Pimenta.
Já Sidônio destacou que essa é a primeira vez que ele irá em um governo.
“Tem uma expectativa grande com o governo, tem a gestão e a percepção popular: alinhar esses três é o objetivo nosso. É importante que a gestão não seja analógica. É um papel e uma obrigação do governo mostrar o que foi feito“, explicou o futuro ministro.
“É um segundo tempo que estamos começando. É como se fosse uma corrida de baliza. Já estou pegando [a pasta], tem um avanço, uma evolução que vamos levar para frente”, complementou.
Paulo Pimenta e a Secom
A saída de Pimenta vinha sendo cogitada há meses, mas o presidente conseguiu prolongar sua permanência ao designá-lo para coordenar os esforços de socorro no Rio Grande do Sul, após enchentes históricas atingirem o estado, de onde o ministro é natural.
Pimenta assumiu a Secom no início do atual governo com o desafio de coordenar a comunicação de uma gestão marcada pela polarização política e pelo enfrentamento às narrativas da oposição. No entanto, sua condução da pasta vinha enfrentando críticas internas, o que teria motivado a mudança.
Quem é Sidônio Palmeira
Sidônio Palmeira, publicitário baiano e figura discreta, assume a Secom com um perfil considerado mais pragmático. Engenheiro de formação, iniciou sua trajetória política como líder estudantil na Universidade Federal da Bahia, onde foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (1981-1982) em uma chapa ligada ao PCdoB.
Durante sua carreira, atuou em diversas campanhas eleitorais e ganhou destaque nacional ao comandar a estratégia de comunicação que levou Lula à vitória nas eleições de 2022.
Você leu sobre Paulo Pimenta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






