A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários simulados para as eleições presidenciais de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O levantamento, realizado entre 2 e 5 de outubro, ouviu 2.004 eleitores em entrevistas presenciais e possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula à frente em todos os cenários
Nos oito cenários testados para o primeiro turno, Lula aparece com entre 35% e 43% das intenções de voto, com uma dianteira confortável sobre seus principais adversários.
No cenário mais competitivo — contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) —, o petista marca 35%, contra 26% do ex-mandatário, seguido por Ratinho Júnior (PSD) com 10% e Ciro Gomes (PDT) com 9%.
Em simulações com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL), Lula também lidera com folga: faz 39% contra 18% do governador paulista e 36% contra 21% da ex-primeira-dama.
Em todos os demais cenários — que incluem nomes como Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite —, o petista mantém vantagem superior a 20 pontos percentuais.
No segundo turno, vantagem de 9 a 23 pontos
Os resultados do segundo turno reforçam o favoritismo de Lula. Ele vence todos os nove adversários testados. A maior diferença é contra Eduardo Leite (PSD), por 45% a 22%, e a menor contra Ciro Gomes (PDT), com 41% a 32%.
Nos demais confrontos, Lula marca:
- 46% x 36% contra Jair Bolsonaro (PL);
- 45% x 33% contra Tarcísio de Freitas (Republicanos);
- 46% x 34% contra Michelle Bolsonaro (PL);
- 44% x 31% contra Ratinho Júnior (PSD);
- 47% x 32% contra Romeu Zema (Novo);
- 46% x 31% contra Ronaldo Caiado (União Brasil);
- 46% x 31% contra Eduardo Bolsonaro (PL).
Rejeição e intenção de reeleição
A pesquisa também avaliou a percepção sobre uma possível candidatura à reeleição. Embora mantenha uma boa vantagem, 56% dos entrevistados afirmaram que Lula não deveria concorrer novamente, percentual que vem caindo desde maio, quando era de 66%. Já 42% defendem que ele dispute um novo mandato.
Em relação à rejeição, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aparece como o nome mais rejeitado entre os possíveis candidatos, com 68% afirmando que “conhecem e não votariam nele”. Lula é rejeitado por 51%, enquanto Ciro Gomes e Michelle Bolsonaro aparecem empatados na sequência.
Leia também: