A desaprovação da primeira-dama Rosângela Janja da Silva atingiu 50% entre os eleitores que dizem conhecê-la, de acordo com a pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (21). O aumento é de 3 pontos percentuais nos últimos seis meses, mas ainda dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo, realizado entre 15 e 17 de março de 2025, também apontou que 29% dos entrevistados aprovam a participação de Janja no governo, enquanto 21% não souberam responder. A desaprovação é mais expressiva entre eleitores do Norte (57%), pessoas acima de 60 anos (53%) e aqueles com renda entre 2 e 5 salários mínimos (53%).
Maior visibilidade e críticas
Desde o início do terceiro mandato de Lula, Janja tem ganhado mais notoriedade. Em setembro de 2022, 63% dos eleitores afirmavam conhecê-la, percentual que agora subiu para 83%, sendo 46% “de ouvir falar” e 37% que dizem conhecê-la “bem”. Apenas 17% afirmam não saber quem ela é.
Mesmo sem ocupar um cargo oficial no governo, a primeira-dama tem tido uma presença ativa em compromissos nacionais e internacionais. Recentemente, ela acompanhou Lula em viagens para as Olimpíadas, Qatar, Assembleia Geral da ONU e, atualmente, está no Japão em preparação para a visita do presidente ao país. Sua atuação, porém, tem sido alvo de críticas, principalmente por adversários políticos e setores da oposição.
Transparência e distanciamento do presidente
A falta de transparência sobre suas atividades também gerou cobranças. Em resposta às críticas, Janja começou a divulgar sua agenda no Instagram, mas, posteriormente, fechou sua conta e interrompeu as publicações. Além disso, sua postura tem sido questionada até mesmo por aliados do governo, que a acusam de isolar e blindar o presidente Lula. Essas críticas aumentaram conforme a popularidade do governo sofreu quedas recentes.
A pesquisa do PoderData entrevistou 2.500 pessoas em 198 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Você leu sobre Desaprovação de Janja. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!