Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
IBC-Br, prévia do PIB, recua e vem abaixo da expectativa

IBC-Br, prévia do PIB, recua e vem abaixo da expectativa

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, caiu 0,34% em março, ante expectativa de alta de 0,20% e leitura de 0,40% em fevereiro.  

Na base anual, o IBC-Br recua 2,18% na base anual e sobe 1,08% na comparação trimestral. Há alta de 1,04% quando a comparação é feita com o mesmo trimestre de 2023. E de 1,68% na análise de 12 meses.

tabela IBC-Br

O Banco Central também divulgou revisões de divulgações anteriores do IBC-Br:

  • De fevereiro ante janeiro: de +0,40% para +0,34%
  • De janeiro ante dezembro: de +0,52% para +0,51%
  • De dezembro ante novembro: de +0,70% para +0,67%
  • De novembro ante outubro: de +0,08% para +0,04%
  • De outubro ante setembro: permanece em -0,01%

O que é o IBC-Br

O IBC-Br é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil que tem como objetivo mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país e contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária. É divulgado desde março de 2010.

Sua divulgação é mensal. Ele é considerado uma prévia do PIB, sendo que o dado oficial é divulgado trimestralmente pelo IBGE.

Publicidade
Publicidade

Você leu sobre o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!