Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Gripe aviária: 21 países suspendem importação de carnes do Brasil

Gripe aviária: 21 países suspendem importação de carnes do Brasil

As Filipinas e a Jordânia anunciaram a suspensão da importação de carne de aves de todo o território brasileiro, elevando para 21 o número de países que paralisaram suas compras após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), na última sexta-feira (17). A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura.

Entre os países que já haviam adotado a medida estão China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática (composta por Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.

Além das suspensões totais, alguns países optaram por restringir apenas a compra de produtos avícolas originários do Rio Grande do Sul. É o caso do Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

Gripe aviária: governo buscar reforçar medidas sanitárias

O governo brasileiro segue em diálogo com os parceiros comerciais e reforça as medidas sanitárias para conter o avanço do vírus e garantir a segurança da produção. O Ministério da Agricultura confirmou suspensão total das exportações do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.

Já a suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul, especificamente: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Japão e Arábia Saudita suspenderam as importações de carnes de aves somente proveniente do município de Monenegro.

“O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, disse o minsitério, em nota.