Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Governo quer taxar as big techs este ano; conheça as quatro formas estudadas

Governo quer taxar as big techs este ano; conheça as quatro formas estudadas

O governo planeja taxar às grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, durante este ano; saiba mais

O governo planeja taxar às grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, durante este ano. Internamente, estão em discussão quatro formas de taxação: a cobrança pelo uso da rede de telefonia (fair share), a instituição de uma contribuição para o jornalismo, a aplicação de uma taxa sobre vídeos “on demand” e a implementação de um imposto sobre a renda, em conjunto com a regulamentação da reforma tributária.

A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo” e confirmada pelo jornal O Globo por fontes do Ministério da Economia e do Palácio do Planalto.

Taxação das big techs: jornalismo

A criação de uma espécie de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o jornalismo é justificada pelos técnicos devido à deterioração do ecossistema de informação provocada pelas gigantes da tecnologia. Enquanto isso, a tributação sobre vídeos afetaria os serviços de streaming, entre outros.

Publicidade
Publicidade

Em entrevista ao jornal paulista, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse que a taxação é urgente. “Não é uma discussão se a gente quer ou não quer fazer. Temos de entrar nessa. Se não cobrarmos aqui o mínimo em relação ao resultado delas [big techs], a diferença vai ser cobrada no exterior“, afirmou o secretário.

Conforme a legislação atual, quando um imposto é criado, ele só entra em vigor um ano depois. Portanto, a tributação sobre a renda para essas empresas só seria possível em 2025, caso seja aprovada em 2024.

Projeto de lei

Conforme publicado pelo jornal O Globo em fevereiro, com base em uma nota divulgada pelo próprio governo, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, declarou que no próximo mês de junho o Executivo encaminhará ao Congresso um projeto de lei para taxar as big techs. Entre os objetivos, destaca-se o financiamento da inclusão digital no Brasil.

Vamos trabalhar para encaminhar o projeto para o Congresso até o fim do primeiro semestre. É o momento de as gigantes da tecnologia serem chamadas a contribuir de forma mais efetiva com a ampliação da conectividade“, disse ele, durante evento em Barcelona.

Você leu sobre governo quer taxar as big techs. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!