Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA: PMI da Indústria cai abaixo de 50 pontos pela primeira vez desde 2020

EUA: PMI da Indústria cai abaixo de 50 pontos pela primeira vez desde 2020

O PMI da Indústria dos EUA em novembro de 2022 caiu para menos de 50 pontos pela rimeira vez desde maio de 2020, chegando a 47,7 pontos, ante 50,4 em outubro, o que sinaliza queda na atividade econômica e pessimismo de gestores em relação às condições macroeconômicas do país.

Gráfico de linhas mostra queda do PMI Industrial dos EUA
  • Clique aqui e abra agora mesmo sua conta de investimentos da EQI.

O PMI é calculado a partir de entrevistas feitas com empresários e responsáveis pelas áreas de compras das indústrias. A partir de 50 pontos, o índice mostra uma percepção otimista; abaixo disso, de pessimismo e preocupação.

Os índices foram marcados pelo declínio tanto nas vendas quando nos novos pedidos, seja no mercado interno ou no comércio exterior. O nível de oferta de emprego e problemas logísticos também contribuíram para o pessimismo das indústrias, assim como o cenário de inflação e juros altos que tem reduzido o ritmo do consumo.

“O aumento do custo de vida e o crescente temor de uma recessão levaram à queda de demanda, e isso prejudicou a percepção dos gestores”, explicou Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence, responsável pelo levantamento. “As empresas estão reduzindo a produção e têm verificado um acúmulo de estoques que não se via desde a crise de 2008.”

Pessimismo provocado pelo cenário macroeconômico

O pessimismo do setor industrial norte-americano foi registrado também em outro índice de PMI, calculado pelo ISM, que chegou a 49 pontos, ante 50,2 em outubro.

Publicidade
Publicidade

Os empresários e os consumidores vêm se ressentindo da política de aperto monetário adotada pelo Fed, o banco central norte-americano, que aumentou os juros para a faixa entre 3,75% e 4% ao ano, e deve realizar novo aumento de 0,5 p.p. na última reunião do ano do Fomc, o comitê de política monetária do Fed, em 14 de dezembro.

Os juros, contudo, devem permanecer em alta até que a inflação esteja controlada, alertou nesta quinta-feira o presidente do Fed, Jerome Powell. O PCE desta sexta-feira mostrou alta de 6,0% no acúmulo dos últimos 12 meses, e a meta do banco é manter o aperto monetário até que a inflação chegue perto dos 2%.

Zona do euro e China registram alta, mas ainda pessimista

Na China e na zona do euro, o PMI Industrial também ficou abaixo dos 50 pontos, embora nas duas regiões o índice tenha apresentado leve alta.

Na China, o índice foi de 49,2 pontos em outubro para 49,4 em novembro. As indústrias, no entanto, ainda registram produção represada por causa dos lockdowns adotados em algumas regiões dentro da política de Covid zero.

Já na zona de euro, que também vem sofrendo com inflação alta e início de uma política de aperto monetário, o PMI industrial subiu para 47,1 em novembro, ante 46,4 registrados outubro.

Quer investir com assertividade e entender o impacto dos dados do PIB do Brasil sobre o mercado de capitais? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos.