Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Elon Musk afirma que se comprometerá no comando da Tesla

Elon Musk afirma que se comprometerá no comando da Tesla

O CEO da Tesla (TSLA; $TSLA34), Elon Musk, garantiu que continuará à frente da montadora de veículos elétricos por pelo menos mais cinco anos e enfatizou que irá se comprometer em cumprir essa tarefa. A declaração foi feita durante entrevista concedida no Fórum Econômico do Catar, organizado pela Bloomberg, em Doha.

“Sim, não há nenhuma dúvida sobre isso”, disse Musk, reforçando sua intenção de manter o controle da Tesla. Segundo o executivo, a motivação não é financeira, mas sim a preservação de um “controle razoável sobre o futuro da empresa”. Ele destacou que pretende manter poder de voto suficiente para evitar interferências de investidores ativistas. “Não é uma questão de dinheiro”, afirmou. “É uma questão de controle.”

As declarações de Musk vêm em meio a questionamentos de acionistas sobre seu nível de dedicação à Tesla. O empresário tem dividido seu tempo com o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), iniciativa do governo dos Estados Unidos liderada pelo presidente Donald Trump, da qual Musk é conselheiro.

Em recente teleconferência de resultados, ele afirmou que sua atuação nesse projeto será reduzida significativamente até o final de maio, devendo se limitar a “um ou dois dias por semana”.

O compromisso de Musk ocorre em um momento delicado para a Tesla. A companhia divulgou, em abril, uma queda de 20% na receita automotiva e um recuo de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2025. As ações da empresa acumulam uma desvalorização de mais de 12% no ano, embora tenham registrado alta de cerca de 1% nesta terça-feira, após as declarações do CEO.

Elon Musk diz que reduzirá doações políticas após investir

Elon Musk afirmou ainda que pretende diminuir significativamente seus gastos com doações políticas, sinalizando uma mudança de postura em relação ao forte apoio financeiro que tem dado à campanha de Donald Trump.

“Em termos de gastos políticos, farei muito menos no futuro”, disse o CEO da Tesla e da SpaceX, além de líder da iniciativa DOGE, criada para promover cortes nos gastos do governo dos EUA. Questionado sobre o motivo da mudança, Musk respondeu: “Acho que já fiz o suficiente”.

Leia também:

Musk foi um dos principais financiadores da campanha de reeleição de Trump, destinando mais de US$ 250 milhões à causa. O empresário, considerado o homem mais rico do mundo, tem atuado nos bastidores como conselheiro do ex-presidente, especialmente em temas ligados à gestão e eficiência governamental.

Apesar da sinalização de recuo, Musk não descartou um eventual retorno aos financiamentos eleitorais. “Se eu vir um motivo para fazer gastos políticos no futuro, eu farei isso. Mas não vejo razão neste momento”, afirmou.