O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,2% em outubro, dentro do esperado pelo mercado. Na base anual, o CPI subiu 2,6%, também dentro do esperado. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis (setores de alimentos e de energia), subiu 0,3% no mês e 3,3% no ano.
Fora do núcleo, os custos de energia que vinham caindo nos últimos meses estabilizaram em outubro, já o índice de alimentos subiu 0,2%. Na base anual, o setor de energia caiu 4,9% e o de alimentos subiu 2,1%.
Com sinais de moderação em outros setores, os preços de moradias seguem contribuindo para o crescimento da inflação. O índice de moradias, que pondera cerca de um terço no índice mais amplo, avançou mais 0,4% no mês, o dobro de setembro, e avançou 4,9% em uma base anual. A categoria foi responsável por mais da metade do do CPI de todos os itens.

CPI longe da expectativa
Os dados afastaram a inflação da meta de 2% do Federal Reserve e podem dificultar a estratégia da política monetária do banco central americano no futuro, ainda mais com um novo governo na Casa Branca a partir de janeiro.
Donald Trump, presidente eleito nos EUA, tem planos de incluir mais tarifas e gastos governamentais que podem impulsionar o crescimento e agravar a inflação, que segue sendo um problema para as famílias americanas, ainda que o pico tenha sido em meados de 2022.
Você leu sobre CPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!