O bloco dos BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será expandido pela primeira vez em doze anos. O acordo entre os países integrantes prevê ampliar de cinco para dez o número de membros. As informações são do portal UOL.
A lista final de países deve incluir Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito e a Argentina. Segundo o site, houve resistência inicial em relação à expansão por parte do Brasil e da Índia, mas que foi superada posteriormente.
Nova formação do Brics
Os novos países a integrarem o Brics serão convidados à 16ª Cúpula, em 2024, que será realizada na Rússia. Além dos cinco países cotados, um sexto membro também poderá ser selecionado para o Brics.
A nova formação compreende uma distribuição geográfica dos novos membros, além de cunho político. Governos que já fazem parte do G20 também foram priorizados na escolha. Por uma questão de equilíbrio geográfico, outra nação do continente africano também poderá se juntar à lista.
Apesar de resistência inicial, o governo brasileiro já sinalizou que não apresentará qualquer veto aos nomes anunciados para a nova composição do Brics.
Etiópia faz pedido para ingressar no BRICS
Em junho, a Etiópia, país próximo ao Oriente Médio, na Região chamada de Chifre da África, pediu para ingressar no grupo BRICS.
O país é o segundo mais populoso do continente, com mais de 114 milhões de habitantes. A economia da Etiópia é do tipo planificada, centrada nas ações e decisões do Estado. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB local é de US$ 93,97 bilhões, com valor per capita de US$ 95.
Entre 2011 e 2016, houve redução da parcela da população que vivia abaixo da linha da pobreza, passando de 30% para 24%.