Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
BCE eleva os juros em 0,75 ponto percentual, dentro da expectativa do mercado

BCE eleva os juros em 0,75 ponto percentual, dentro da expectativa do mercado

O Banco Central Europeu (BCE) elevou, pela terceira vez consecutiva, suas taxas de juros em 75 pontos-base, nesta quinta-feira (27). O Conselho do BCE reforça que poderá aumentar ainda mais as taxas para assegurar a volta da inflação para a meta de médio prazo de 2%. 

Diante disso, as três taxas de juro diretoras do BCE, em que elas serão ampliadas para, respectivamente, 2,00%, 2,25% e 1,50%, com efeitos a partir de 2 de novembro de 2022.

A taxa de refinanciamento subiu de 1,25% para 2%; a taxa sobre depósitos de 0,75% para 1,5%; e a taxa sobre empréstimos marginais de 1,50% para 2,25%.

A inflação permanece demasiadamente elevada e continuará a ser superior ao objetivo do BCE durante um período prolongado”, diz o BCE em nota para a imprensa. 

A instituição relembra que a inflação da área do euro chegou ao patamar de 9,9%, impulsionada pela escalada dos preços dos produtos energéticos e dos produtos alimentares, os estrangulamentos da oferta e a recuperação pós-pandemia da procura provocaram em uma generalização das pressões sobre os preços e em um aumento da inflação. 

Publicidade
Publicidade
  • Quer saber como a elevação dos juros do BCE vai interferir nos seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos!