Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Mineração e siderurgia: veja o que esperar para o 2TRI24

Mineração e siderurgia: veja o que esperar para o 2TRI24

O banco BTG Pactual ($BPAC11) divulgou relatório de prévia do segundo trimestre (2TRI24) para os setores de mineração e siderurgia. O documento aponta perspectiva de mercados de commodities equilibrados e recuperação para celulose.

O principal destaque do último trimestre foi a elevação dos preços das commodities de metais básicos, que aumentaram aproximadamente 15% t/t (alta de 20-30% em relação as mínimas de 2024).

No cenário macroeconômico, os mercados imobiliários chineses continuaram a mostrar sinais de fraqueza, enquanto a inflação nos Estados Unidos permaneceu desconfortavelmente alta, com a sua economia continuando a mostrar alguns sinais de crescimento moderado (ISM abaixo de 50 no período).

“Em nossa cobertura, os principais eventos a serem monitorados serão a extensão dos estímulos fornecidos pelos formuladores de políticas chineses durante o importante evento Terceiro Plenário (esperado para começar em 15 de julho) e se o FED poderá começar a cortar as taxas em setembro ou não”, diz parte do relatório.

Leia também:

Mineração e siderurgia: pressões sobre o cobre

O relatório aponta que, especificamente para o cobre, as restrições de fornecimento das minas intensificaram a pressão sobre os balanços de oferta e demanda, elevando ainda mais os preços, também impulsionando o alumínio (um substituto do cobre) para cima.

A escassez de oferta das minas de cobre pode ser observada nos TC/RCs (taxas de tratamento e refino) cobradas pelas fundições, que atingiram mínimas de vários anos. Durante o trimestre, também foi observaada uma pressão no Comex, elevando os preços do cobre para quase US$ 5,20/lb, que foi rapidamente revertida.

“Embora o minério de ferro e o aço também estejam expostos a dinâmicas semelhantes, a percepção de menor demanda por aço da indústria de construção chinesa (principalmente imobiliária, que representa 1/4 da demanda) levou a uma deterioração dos balanços de oferta e demanda de curto prazo, com os preços recuando 5-10%”, diz outro trecho do relatório.

Mercado de celulose

Quanto à celulose, os preços continuaram em alta, refletindo uma série de pequenos gargalos de fornecimento e demanda crescente na Europa – com estoques baixos em toda a cadeia de valor, segundo detalhou o relatório BTG.

“A força da celulose nos últimos meses surpreendeu até os mais otimistas (estamos com um viés positivo), e esperamos que os próximos resultados reflitam essa força”, aponta outro trecho do documento.

No entanto, alguns sinais de alerta estão aparecendo (principalmente na China, com a revenda perto de US$ 100/t abaixo dos preços de tabela), o que indica que é esperada uma retração na China avançando para o segundo semestre de 2024, de acordo com o relatório.

Perspectivas para as empresas

O banco de investimentos aponta que, tanto Suzano ($SUZB3) quanto Klabin ($KLBN11) devem ver um aumento de EBITDA de aproximadamente 20% t/t com o aumento dos preços das commodities.

O relatório aponta que há espaço para uma performance sólida, à medida que os investidores lidam com um real mais fraco, e Suzano se afastou do acordo com a International Paper, considerado complicado pelo banco de investimentos.

A CBA ($CBAV3) foi a principal beneficiária da descompressão dos preços do alumínio e deve ver seu EBITDA mais do que dobrar t/t (a partir de uma base altamente deprimida).

Para o minério de ferro, incluindo Vale ($VALE3) e CSN Mineração ($CMIN3), embora haja alguma melhoria na margem, o banco de investimentos ainda acredita que há espaço para melhorias nos próximos trimestres, e acredita que a história agora será mais sobre os mercados imobiliários enfrentando desafios do que qualquer outra questão.

Previsão sobre mineração e siderurgia no 2TRI24

Você leu sobre mineração e siderurgia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp