A Lojas Marisa (AMAR3) anunciou emissão de debêntures no valor de R$ 90 milhões, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, o movimento foi aprovado pelo conselho de administração, e diz respeito à sétima, oitava e nona emissões de debêntures da companhia, para colocação privada unicamente junto aos seus acionistas controladores.
Também traz que estes recursos serão integralmente utilizados para aumento de capital da MPagamentos S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, reenquadrando o braço financeiro da Companhia nos parâmetros operacionais determinados pelo Banco Central do Brasil.
Isso se dá nos termos do Plano de Capitalização e Reestruturação do segmento financeiro da Companhia apresentado ao BACEN em 27 de março de 2023, conforme aviso de Fato Relevante de 31 de março de 2023.
“As Emissões são de debêntures simples, não conversíveis em ações, de espécie quirografária e em série única, com algumas características importantes de subordinação. Possuem prazo de vencimento de sete anos, prazo de carência de cinco anos para pagamentos de juros e principal, e remuneração mensal equivalente à taxa CDI+3% ao ano”, disse.

Marisa (AMAR3): debêntures
Ainda de acordo com o documento, a subordinação das Emissões em relação a outras dívidas da companhia fica caraterizada pelo fato de que, mesmo após o término do prazo de carência, os pagamentos de amortização e juros só ocorrerão se a Companhia tiver reportado índices de dívida líquida / EBITDA igual ou inferior a 2,0x, e de liquidez igual ou superior a 1,0x, no trimestre imediatamente anterior à data prevista para pagamento.
Sendo assim, caso os índices estejam desenquadrados, não haverá pagamento e os valores serão capitalizados junto ao saldo devedor, até que um novo demonstrativo auditado confirme que tais índices estão enquadrados.
O consequente aumento do nível de endividamento bruto da companhia após as Emissões não configura motivo de vencimento antecipado dos financiamentos com cláusulas contratuais restritivas (covenants), inclusive por este componente de subordinação.
O prazo médio do endividamento da Companhia é impactado positivamente, assim como seu custo financeiro médio.
Bolsa
A ação AMAR3 encerrou o dia 13 de abril de 2023 cotada em R$ 0,77.
- Saiba mais sobre a Marisa (AMAR3) e invista com assertividade.