SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Negócios
Itaú usa “remédio” para se fortalecer em 2026

Itaú usa “remédio” para se fortalecer em 2026

Banco manteve a disciplina de custos como um remédio para navegar as perspectivas de menores receitas em 2026

O Itaú (ITUB4) apresentou um resultado do quarto trimestre de 2025 que foi lido como dentro do esperado pelos investidores e analistas. As ações têm leve alta, acompanhando o Ibovespa nesta quinta-feira (5).

O lucro líquido recorrente ficou em R$ 12,3 bilhões, alta de 3,7% na comparação trimestral e de 13,2% na comparação anua. Já o ROE (Returno on Equity) atingiu 24,4%, acima dos 23,3% do trimestre anterior.

“O desempenho veio amplamente dentro do esperado nos principais itens, com destaque para resiliente qualidade de crédito, crescimento das receitas de serviços e controle de despesas”, explica o Bradesco BBI, em um relatório enviado a clientes assinado por Marcelo Mizrahi e Renato Chanes

Segundo o Safra, o banco manteve uma “disciplina de custos como um remédio para navegar as perspectivas de menores receitas em 2026”, apontam Daniel Vaz, Maria Luisa Guedes e Rafael Nobre.

O BTG Pactual ressalta que os indicadores de inadimplência melhoraram, com queda da inadimplência entre 15 e 90 dias e estabilidade acima de 90 dias, além de provisões cobrindo integralmente a formação de NPLs.

Publicidade
Publicidade

“As receitas de tarifas cresceram 7% trimestre a trimestre e ano a ano, apoiadas por adquirência, investment banking e asset management, enquanto as despesas operacionais ficaram abaixo das estimativas, refletindo agenda de eficiência”, revelam Eduardo Rosman, Thiago Paura, Ricardo Buchpiguel e Bruno Henriques ;

Segundo eles, o banco sinaliza 2026 como ano de transição, com aceleração da transformação digital e foco em eficiência, mantendo perspectiva de desempenho superior no médio prazo.

O BBI ressalta que o ponto médio do guidance de 2026 implica lucro estimado de R$ 51,1 bilhões, “cerca de 3% abaixo de nossas projeções, adicionando leve assimetria à frente”. 

Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Clique aqui para conferir no material os 10 melhores ativos para investir fora e exclusivo da EQI+.