A Cemig (CMIG4) iniciou o processo para alienação de 15 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs/CGHs), conforme comunicado encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, trata-se da realização de leilão público visando à alienação dos referidos ativos, de geração hídrica, sendo 12 ativos da Cemig GT e 3 da Horizontes Energia S.A., subsidiária integral da Cemig GT.
Também traz que o valor mínimo para o lote único dos ativos é de R$ 48,2 milhões com previsão para realização do leilão em 10 de agosto de 2023, e a presente alienação visa atender às diretrizes do planejamento estratégico da companhia, que preconiza a otimização do portfólio de ativos, buscando melhorar a eficiência operacional e a melhor alocação de capital.

Cemig (CMIG4): conta de luz
Está sendo discutida na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a proposta de aumento da tarifa de energia elétrica da Cemig em 11,98%, a partir de maio.
Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove a audiência para discutir a revisão tarifária proposta pela companhia.
De acordo com a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, os irmãos e deputados Elismar Prado (estadual) e Wellington Prado (federal) disseram que foram barrados ao tentar entrar no auditório da FIEMG.
Wellington Prado afirmou que a entrada só foi permitida após acionar a polícia. O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que preside a audiência, disse que “quando se trata de um encontro público todos podem participar do debate.”
Já o produtor rural Cairo Eduardo, de Nova Ponte no Triângulo Mineiro, está indignado com a possibilidade de aumento da tarifa de energia elétrica.
Ibovespa
A ação CMIG4 encerrou o dia 17 de fevereiro de 2023 cotada em R$ 10,52. O ativo reporta queda de 2,23% no período de um ano.
- Saiba mais sobre a Cemig (CMIG4) e invista com assertividade.