O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou investimento do Itaú (ITUB4) na Atiaia Energia.
A iniciativa se dá sem qualquer restrição por parte da autarquia, conforme consta no Diário Oficial da União (DOU).
Entretanto, vale acrescentar que as ações preferenciais, no entanto, não conferem ao Itaú qualquer tipo de controle e, sequer, direito a voto. Os valores e detalhes do processo são de acesso restrito.
Já a companhia investida é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand, do Recife, cujos negócios passam pelos setores de Geração de Energia, Vidros Planos, e Desenvolvimento Imobiliário.
Atiaia Energia
Em 2022 a Atiaia Renováveis, em parceria com a B3 (B3SA3), colocou na praça uma ferramenta que possibilita a proteção contra a variação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) entre diferentes submercados, o que pode trazer mais previsibilidade e redução dos custos quando comparado com os contratos de energia PPA (Power Purchase Agreement, na sigla em inglês).
No jargão do setor, o PLD é um valor determinado diariamente para cada patamar de carga, com base no Custo Marginal de Operação, Segundo o Valor Econômico.
Conforme o jornal, denominado “Swap de Submercados (PLD)”, a solução Hedge de Submercado via Derivativo foi estruturada tendo como referências os valores do PLD de dois submercados que os agentes escolhem, publicados diariamente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a definição do montante energético a ser hedgeado.
Cade
Também nesta segunda-feira (3) o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrições, que o Grupo Mateus (GMAT3) e a Belmonte Solar Holding (BSH), ligada ao grupo espanhol Cobra IS, formem um consórcio para implantação conjunta de um projeto de geração de energia elétrica de fonte solar.
O empreendimento está em desenvolvimento em São José do Belmonte, em Pernambuco, e, para o varejista, tem como objetivo apenas consumo próprio.
Bolsa
Por volta das 14h20 a ação ITUB4 subia 1,20%, cotada em R$ 28,80.

- SAIBA MAIS SOBRE A ATIAIA ENERGIA E INVISTA EM ATIVOS DE ENERGIA