Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Braskem (BRKM5) reporta queda de vendas de químicos no 3TRI23

Braskem (BRKM5) reporta queda de vendas de químicos no 3TRI23

A Braskem (BRKM5) reportou queda em seu volume de vendas de principais químicos com origem no mercado brasileiro durante o terceiro trimestre de 2023 (3TRI23) na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Relatório de Produção e Vendas divulgado pela petroquímica na noite desta sexta-feira (27), após o fechamento do mercado.

O conjunto de produtos que reúne eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno registrou queda de 21% nas vendas no mercado interno, caindo de 690 kton no 3TRI22 para 547 kton no período entre julho e setembro deste ano. As exportações tiveram queda ainda mais acentuada, de 28%, de 123 kton para 89 kton. 

“No mercado brasileiro, as vendas foram menores devido à menor disponibilidade de produto para venda, dada a menor taxa de utilização no período. As exportações caíram em função, principalmente, da menor disponibilidade de produto para venda, que foram parcialmente compensadas pelas melhores oportunidades comerciais no mercado internacional de gasolina”, disse a empresa em seu anúncio.

Publicidade
Publicidade

No caso das resinas, as vendas de resinas no mercado interno caíram 1%, de 892 kton para 884 kton; enquanto as exportações registraram alta de 9%, de 188 kton para 206 kton. “As vendas no mercado brasliero foram impulsionadas pelos setores de eletrodomésticos, embalagens, bens de consumo, bebidas, higiene, construção civil e pelo marco do saneamento. As exportações foram maiores em função da expectativa de aumento de preços no mercado internacional, suportando a decisão de formação de estoques na cadeia de transformação”, explicou a Braskem (BRKM5).

No caso do PE Verde, o volume de vendas teve alta de 9% na comparação anual, de 38% para 42%.

Braskem (BRMK5): vendas do exterior e capacidade instalada

As vendas feitas pelas unidades da empresa no exterior tiveram melhores resultados na comparação com os produtos de origem brasileira, puxado pela recomposição de estoques dos clientes e pela normalização das cadeias de logística após a pandemia de covid-19.

As vendas de PP no EUA e na Europa tiveram alta de 7%, de 509 kton para 543 kton, enquanto as vendas PE no México saltaram 19%, de 180 kton para 214 kton.

No uso da capacidade produtiva instalada, a empresa reportou o índice de 68% para as centrais petroquímicas no terceiro trimestre de 2023, ante 79% no mesmo período de 2022, e de 108% no caso das centrais de eteno verde, ante 102% em 2022, destacando a expansão da capacidade de produção da unidade no Rio Grande do Sul.

“A performance operacional acima da capacidade nominal no período é resultado das iniciativas de eficiência industrial implementadas ao longo da parada programada”, concluiu a Braskem (BRKM5), destacando ações realizadas no primeiro semestre.