O BTG Pactual (BPAC11) informou a emissão de Senior Notes, no valor nominal de US$ 500 milhões. A operação foi realizada no âmbito do Global Medium Term Notes Programme e os recursos obtidos serão destinados ao curso normal dos negócios do banco.
As notas do BPAC11 possuem uma taxa de juros fixa de 5,750% ao ano, com vencimento previsto para o dia 22 de janeiro de 2030. Os pagamentos dos juros serão feitos de forma semestral, com início a partir de 22 de janeiro de 2025. Além disso, as Senior Notes serão listadas na Luxembourg Stock Exchange, considerada uma das principais bolsas de valores da Europa.
BTG Pactual (BPAC11): oferta direcionada a investidores qualificados
A oferta foi direcionada exclusivamente a investidores institucionais qualificados (qualified institutional buyers), de acordo com a Rule 144A do U.S. Securities Act de 1933, e também a investidores não residentes e não domiciliados nos Estados Unidos, conforme a regulação norte-americana.
As Notas não foram registradas na Securities Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, nem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, estando isentas de registro em ambas as jurisdições. O comunicado divulgado pelo BTG Pactual enfatiza que a oferta tem caráter exclusivamente informativo e não representa uma recomendação de investimento.
O que é um investidor qualificado?
Para a regulação brasileira, de acordo com a instrução número 554/2014 emitida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), são considerados investidores qualificados as pessoas físicas e jurídicas que possuem aplicações financeiras em valor igual ou superior a R$ 1 milhão, e que atestem esta informação por escrito.
Diante dessa situação, o investidor qualificado passa a ter acesso a produtos melhores e exclusivos do que a grande maioria do mercado financeiro. Para ser enquadrado nessa categoria, o investidor qualificado precisa preencher dois requisitos:
- Ter ao menos um milhão de reais de patrimônio investidos no mercado financeiro.
- Possuir um termo escrito atestando esse valor em investimentos.
O objetivo é oferecer investimentos apropriados de acordo com o risco e o patrimônio investido. O intuito é melhorar a apresentação dos ativos financeiros de acordo com o risco e o nível técnico de cada interessado do mercado financeiro. O entendimento básico é de que o investidor qualificado possui um mínimo de conhecimento técnico sobre o mercado para entender onde está empregando seu capital.
Você leu sobre BTG (BPAC11). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!