A Blau (BLAU3) celebrou contrato para aquisição do Laboratório Bergamo, do grupo Amgen – empresa relevante no segmento biotecnologia, informou por meio de fato relevante.
De acordo com o documento, trata-se de contrato de Compra e Venda de Quotas referente a 100% do capital social do referido Laboratório Químico.
Também disse que a Amgen Brasil continuará com a sua operação no país e servindo aos pacientes no Brasil, e com a consumação da Operação, a Blau aumentará sua participação no mercado de Oncológicos, com importante incremento de capacidade produtiva em liofilizados, bem como ampliará seu portfólio de medicamentos, tanto na linha de Oncológicos quanto de Biológicos.
E acrescentou que a equipe comercial e de marketing especializada do Bergamo também é um outro ativo importante para Blau, que traz modelo diferencial de “go-to-market”.

Blau (BLAU3): Laboratório Bergamo
Ainda de acordo com a adquirente, o Bergamo foi fundado em 1946 e localiza-se em Taboão da Serra, São Paulo. Em 2011, foi adquirido pela Amgen e, em 2021, registrou Receita Líquida de aproximadamente BRL 185 milhões1 e produziu cerca de 2,2 milhões de unidades de produtos.
Atualmente, o Bergamo possui portfólio de 19 produtos e cerca de 190 funcionários e, no âmbito da Operação e após a sua consumação, a Blau investirá aproximadamente USD 28 milhões por 100% do capital social do Bergamo.
Já a consumação da operação está sujeita às aprovações de órgãos competentes e ao cumprimento de determinadas condições precedentes.
A adquirente
A Blau é uma indústria farmacêutica líder no segmento institucional e pioneira em biotecnologia, com portfólio de marcas próprias de medicamentos de alta complexidade focado em segmentos relevantes na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, atuando em diversas classes terapêuticas.
Possui presença continental, atualmente em 7 países da América Latina – Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai e nos Estados Unidos, e possui um moderno complexo industrial farmacêutico, composto por cinco plantas industriais, com tecnologia de ponta, dedicadas à produção de medicamentos biológicos, oncológicos, antibióticos, anestésicos injetáveis e biotecnológicos.
EQI Research
Para a EQI Research, trata-se de uma notícia positiva. “A Blau aumenta sua participação no mercado de oncológicos e a aquisição foi feita em preço favorável, contudo, o valor não é tão relevante para a companhia (10% da receita consolidada da Blau)”, destacou o analista João Neves, do time do Head Luís Fernando Moran.
Ibovespa
A ação BLAU3 encerrou o dia 28 de outubro de 2022 cotada em R$ 32,45.
- Quer saber mais sobre a Blau (BLAU3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!