Mercados
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Resumo da semana: bancos centrais foram o grande destaque

Resumo da semana: bancos centrais foram o grande destaque

Claudia Zucare

Claudia Zucare

23 Set 2022 às 12:39 · Última atualização: 23 Set 2022 · 6 min leitura

Claudia Zucare

23 Set 2022 às 12:39 · 6 min leitura
Última atualização: 23 Set 2022

foto de calendário

O resumo da semana de 19 a 23 de setembro traz com destaque as decisões de juros dos bancos centrais do Brasil e dos EUA.

Na última quarta-feira, o BC brasileiro optou por manter a taxa Selic em 13,75%, pondo fim ao ciclo de altas. No entanto, não descartou mais ajustes no futuro, tudo dependendo de como se comportar a inflação.

Nos EUA, o Federal Reserve subiu os juros em 0,75 ponto porcentual, como esperado. E o mundo acompanha atento ao tema, preocupado com recessão e desaceleração global.

Acompanhe o que mais foi destaque no resumo da semana.

Resumo da semana no Brasil

Selic mantida em 13,75%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa de juros em 13,75% ao ano, na reunião finalizada na noite de quarta-feira (21).

Com isso, praticamente deu por encerrado o ciclo de aperto monetário, mas não deixou de sinalizar que segue acompanhando a inflação e que, se preciso for, retomará a escalada que elevou a Selic do piso de 2% para 13,75% – em um período que se estendeu de março de 2021 a setembro de 2002, ou seja, uma alta de 11,75% de juros em 1 ano e meio. 

As atenções, agora, seguem no cenário global, já que os bancos centrais de todo o mundo vivem um ciclo de enxugamento de liquidez.

O Federal Reserve (Fed), banco central americano, em particular, interessa ao Brasil, já que, se os juros subirem muito por lá, acabarão por afetar o câmbio e, consequentemente, a inflação por aqui, pressionando o Copom por mais altas para controlar os preços.  

Mas, diante deste novo cenário, como investir com Selic mantida em 13,75%?

Na visão de Denys Wiese, head de renda fixa da EQI Investimentos, o momento se revela muito bom, tanto para renda fixa quanto para renda variável. 

Na fixa, o momento, ele diz, é de aproveitar as oportunidades e fazer um mix entre títulos pré, pós e IPCA+. “Eu diria que vivemos o último melhor momento para comprar renda fixa”, enfatiza.

Já na variável, não há mais gatilho para os ativos piorarem. Agora, eles só melhoram. 

Gráfico com escalada da Selic
Escalada da Selic

Saiba mais:

Política e investimentos

As eleições estão chegando e nunca ficou tão evidente a diferença de plano de governo entre os dois principais candidatos à presidência. 

Para ajudar o investidor a tomar as melhores decisões de investimentos, os especialistas da EQI fizeram um estudo minucioso das propostas dos dois principais candidatos. 

O resultado da análise foi apresentado durante o EQI Talks “Eleições 2022: possibilidades políticas e o impacto nos investimentos”, comandado por Denys Wiese, economista e head de renda fixa; Valter Manfro, head de operações estruturadas, e Roberto Chagas, gestor de renda variável da EQI Asset.

Confira aqui.

Pregões durante a Copa

A B3 (B3SA3) informou na terça-feira (20) que os pregões não serão suspensos durante a Copa do Mundo. Os jogos ocorrerão no período da tarde, pelo horário de Brasília, a partir de 24 de novembro.

Resumo da semana no exterior

Fed sobe juros em 0,75 p.p.

O Federal Reserve (Fed) anunciou na quarta-feira (21) uma subida de 0,75 ponto percentual nos juros americanos, como esperava o mercado.

Agora, aponta Stephan Kautz, da EQI Asset, é aguardado mais um aumento de 0,75 ponto na próxima reunião e outro de 0,5 p.p. em dezembro. Uma alta terminal de 0,25 p.p deve vir em fevereiro de 2023.

Posteriormente, ele avalia, a taxa de juros deve ficar parada em 4,6% pelo menos até o final do ano que vem. A partir de 2024, Kautz vê a possibilidade de haver três cortes de 0,25 p.p. nos juros.

projeção de juros nos EUA
Projeção de juros nos EUA. Fonte: BTG

PMIs e o receio de recessão

A semana também teve rodada de divulgação dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs). Na zona do euro, o PMI composto caiu para 48,2 pontos (de 48,9), menor nível em 20 meses; o de serviços recuou para 48,9 (de 49,8); e o industrial caiu para 48,5 pontos (de 49,6). Pontuações abaixo de 50 indicam retração da atividade. 

Nos EUA, o PMI composto subiu a 49,3, ante os 44,6 de agosto. O de serviços subiu a 49,2, ante consenso de 45,3; e o Industrial subiu a 51,8, ante previsão de 51,2.

Putin e a ameaça nuclear

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização militar parcial de até 300 mil reservistas para reforçar os esforços de guerra na invasão à Ucrânia. 

Em um anúncio gravado em rede para televisão, Putin afirmou que o Ocidente “quer destruir o nosso país” e declarou que os países ocidentais desejam transformar o povo ucraniano em “bucha de canhão”. 

Além disso, o mandatário russo acusou as nações mais ricas de iniciar uma guerra por procuração com a Rússia. E disse que suas ameaças nucleares não são blefe.

Leia também:

Gostou do resumo da semana? Quer ajuda para alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros. Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias