Negócios
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Quem é João Luiz Braga, gestor da Encore Asset Manegement

Quem é João Luiz Braga, gestor da Encore Asset Manegement

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

27 Nov 2021 às 19:00 · Última atualização: 09 Jun 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

27 Nov 2021 às 19:00 · 3 min leitura
Última atualização: 09 Jun 2022

João Luiz Braga

Se há um ponto em que o mercado financeiro do Brasil está bem servido é o de gestores de fundos. Um dos que fazem parte de uma extensa, mas qualificada lista, é João Luiz Braga, da Encore Asset Manegement.

O método de trabalho diferenciado é o que faz Braga se destacar em meio a tanta gente boa em seu nicho de mercado. O gestor da Encore é um  defensor da chamada análise quantamental, ou seja, combina ferramentas quantitativas com análise fundamentalista nos negócios.

O início do sonho…

Nascido na capital de Goiás em 1980,  João Luiz Braga logo se mudou para São Paulo, e foi na chamada Selva de Pedra que fincou raízes e iniciou a trajetória acadêmica e profissional.

Braga tem um currículo invejável, com passagens por empresas de grande porte no setor financeiro, mas, antes de chegar a elas, teve que se preparar.

Foi nesse período que o hoje gestor da Encore Asset Manegement se formou em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e, na sequência, obteve seu MBA no Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa.

GP, XP e muito mais

O sonho de se tornar referência no mercado continuou já em âmbito profissional. João Luiz Braga trabalhou como analista na GP Investimentos antes mesmo de conseguir seu MBA e, em 2005, ingressou no Credit Suisse.

Foi a partir dessa experiência que seu nome passou a ser reconhecido no mercado nacional e internacional. Não demorou muito para Braga, já de posse de sua certificação CFA, Chartered Financial Analyst, ser chamado para trabalhar na XP Asset Manegement.

Ao lado de Marcos Peixoto, outra referência do setor, solidificou de vez seu nome, principalmente no segmentado setor de rentabilidade no longo prazo.

Braga acumulou ainda passagens pelo conselho de administração da Via Varejo (VVAR3) e pelo conselho fiscal do grupo Guararapes (GUAR3) e ParanáBanco. Até que, em 2020, veio o chamado “pulo do gato”.

João Luiz Braga e a Encore Asset Manegement: deu tudo certo

O sonho iniciado na década de 1990, quando resolveu trocar Goiânia por São Paulo, alcançou seu ápice em 2020 para João Luiz Braga. Foi nesse ano que ele fundou a Encore Asset Manegement.

O segredo da ainda jovem gestora, segundo o próprio Braga, é seu mantra, adotado antes de qualquer decisão importante: “O que faria o mercado concordar comigo?”.

E foi respondendo a si próprio esse questionamento que o gestor construiu uma empresa sólida, que vem crescendo desde sua fundação. Um dos lemas da empresa diz abertamente: “Quando for seu dinheiro, não invista em achismos”.

Ciente do caminho a seguir, a Encore Asset Manegement hoje disponibiliza um bom leque de fundos, de diversas classes, para os seus clientes. A ideia de Braga, claro, é captar uma boa fatia dos quase R$ 100 bilhões movimentados no País somente em 2020.

“Queremos criar um diferencial para os analistas”, resumiu em entrevista ao site Invest Exame. “Isso ainda é algo que está engatinhando no Brasil, mas há muitas gestoras que fazem isso muito bem lá fora”, completou.

Experiência, vivência e currículo não faltam para que João Luiz Braga possa, enfim, responder a plenos pulmões quando lhe perguntarem sobre seu sonho: “Deu tudo certo”.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias