26 Nov 2021 às 19:17 · Última atualização: 09 Jun 2022 · 3 min leitura
26 Nov 2021 às 19:17 · 3 min leitura
Última atualização: 09 Jun 2022
“Tudo o que está atrás de nós nos empurra para a frente”. Essa frase de efeito define bem o perfil de Amy Novogratz, sócia-fundadora do fundo Aqua-Spark.
Novogratz é a principal responsável pela gestora de fundos com sede na Holanda, e ganhou destaque no cenário global por sua vocação para empresas e negócios focados em propostas ambientais sustentáveis.
A aquacultura pode parecer um termo ainda um pouco estranho para quem tem contato com ele pela primeira vez, mas trata-se de um setor primordial para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável.
Filha de pai militar em uma família com outros seis irmãos, Novogratz nasceu nos Estados Unidos na década de 1970, e passou a se interessar por causas sociais logo após terminar o colegial e ingressar em um curso de teatro na Universidade de Nova Iorque.
Ao lado de dois irmãos, organizou a TED Prize, que recompensava iniciativas e ideias com impacto mundial positivo. Foi por meio dessa iniciativa que viajou para Galápagos em 2010 e conheceu Mike Velings, que posteriormente se tornaria seu marido.
Foi em 2016, seis anos após a viagem para Galápagos, que nasceu a Aqua-Spark, hoje o maior fundo de investimentos com foco na Aquicultura.
Os princípios defendidos por Amy e pelo marido logo chamaram a atenção, e o casal atraiu 190 investidores para o projeto, em 29 países diferentes.
Hoje, a Aqua-Spark conta com mais de US$ 177 milhões em ativos, e recentemente esteve na lista Impact 50 da Forbes.
O leque de negócios permitiu que Novogratz passasse a integrar conselhos de outras empresas com os mesmos princípios.
Entre elas, destacam-se nomes como Calysta, Proteon, Protix, Sogn Aqua, Hatch Blue and Fisher Piscultura.
O trabalho desenvolvido desde então ganhou destaque até mesmo em um dos principais jornais dos Estados Unidos, o Wall Street Journal.
O conceituado veículo de imprensa norte-americano teceu as seguintes palavras a respeito da carreira da gestora:
“A Sra. Novogratz tem estado à frente da transformação da indústria de aquicultura de uma que era aparentemente arriscada, estigmatizada e inviável, para uma que é limpa, sem antibióticos e lucrativa, enquanto tem um impacto positivo global”.
Além de estar à frente do conceituado fundo na Holanda, Amy Novogratz também tem no currículo participações importantes em outros projetos.
A “poderosa agente de mudanças”, rótulo que ganhou do WSJ, participou da Rede de Ação de Política Social e Chat The Planet, colaborou com Mission Blue de Sylvia Earle, Food Revolution de Jamie Oliver, Projeto Inside Out de JR, One.org de Bono e outros.