O Copom decidiu por manter a Selic em 13,75% e sinaliza que os juros devem seguir neste patamar ainda por um bom tempo. A expectativa do mercado é que os juros só voltem a cair a partir de junho de 2023.
Neste cenário, qual é a melhor renda fixa no momento?
“Os títulos pós-fixados de curta duração são os melhores papéis do momento em renda fixa”, afirma Denys Wiese, head de renda fixa da EQI Investimentos.
Isso porque esses papéis vivem seu pico de rentabilidade. “Eles não vão render mais do que estão rendendo agora”, resume Wiese.
“É muito provável que a Selic fique neste patamar alto ainda por um bom tempo, até porque os EUA e a Europa estão elevando juros. Nossa expectativa é que a taxa de juros só comece a cair a partir de junho do ano que vem. Então, a gente vai ver os pós-fixados rendendo muito bem por um tempo. E, depois, o rendimento vai cair”, explica.
Ele aponta que os pós-fixados com vencimento em até um ano são os investimentos em renda fixa que mais vão render no curto prazo.
Já os prefixados ainda contam com juros estressados e, por isso, estão rendendo bem. “Temos CDBs pagando 15%, 14%, 13%, outros investimentos rendendo até 17% ao ano. Então, vale ter a parte mais longa da carteira em prefixado”, aponta.
Debêntures pagando IPCA+7% ou IPCA+6,5% ou até 5,5% também são interessantes, ele diz.
E você pode fazer simulações de qual a melhor renda fixa atualmente, com o Simulador de Renda Fixa da EQI Investimentos. Clique aqui para baixar, agora mesmo. É gratuito!

Como ficam os demais investimentos?
Ações: como investir com Selic novamente mantida em 13,75%?
Para a renda variável, aponta Wiese, a EQI segue com recomendação conservadora, sendo o foco ações de valor e as que pagam bons dividendos. “Vamos acelerar mais quando o juro começar a cair de fato”, afirma.
FIIs: como investir com Selic novamente mantida em 13,75%?
Entre os fundos imobiliários, com a Selic mantida alta por um período longo para segurar a inflação, os mais beneficiados serão os de papel atrelados ao CDI.
“Os fundos que têm exposição maior do que 50% em CDI devem apresentar bons proventos mensais”, aponta Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research.
“Os fundos de tijolo devem andar de lado. Assim que houver uma sinalização de queda de juros, daí sim haverá uma valorização. No curto e médio prazo não há expectativa de forte valorização. Mas, para meados do ano que vem, aí sim os fundos de tijolo podem começar a subir de forma expressiva”, ela diz.

Poupança: como investir com Selic novamente mantida em 13,75%?
São duas as regras de cálculo da poupança.
Se a taxa Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR).
Já com a Selic em até 8,5%, o rendimento da poupança é de 70% desta taxa.
Uma vez que a taxa Selic atualmente está em 13,75% ao ano, vale a primeira regra. Então, embora ainda bastante popular entre os brasileiros, a verdade é que a caderneta de poupança oferece baixo retorno quando comparada com outras aplicações financeiras mais conservadoras, mesmo diante do cenário de alta dos juros.
Além disso, a poupança não tem nenhum mecanismo de proteção contra a inflação. Ao contrário de outros investimentos, como o Tesouro IPCA, que leva em consideração o principal índice que mede a inflação.
Precisa de mais ajuda para saber como investir com Selic novamente mantida em 13,75% e como escolher seus pós-fixados de curta duração? Clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos. Aproveite e abra, agora mesmo, sua conta de investimentos.