Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
PMI industrial da zona do euro cai para 49,6 pontos; confira EUA, Reino Unido e mais

PMI industrial da zona do euro cai para 49,6 pontos; confira EUA, Reino Unido e mais

Osni Alves

Osni Alves

01 Set 2022 às 12:04 · Última atualização: 01 Set 2022 · 3 min leitura

Osni Alves

01 Set 2022 às 12:04 · 3 min leitura
Última atualização: 01 Set 2022

Imagem mostra operários trabalhando.

O PMI industrial da zona do euro cai para 49,6 pontos, de 49,8 pontos, segundo a S&P Global.

Trata-se do menor patamar em 26 meses, e a leitura definitiva ficou abaixo da estimativa (49,7 pontos).

No Reino Unido, por exemplo, o PMI industrial caiu a 47,3 em agosto, de 52,1, menor nível em 27 meses. A leitura ficou acima da expectativa, que era de 46 pontos.

Já na Alemanha, o PMI industrial caiu a 49,1 pontos em agosto, ante 49,3, configurando o menor patamar em 26 meses. A leitura fica abaixo da expectativa dos analistas, de 49,8 pontos.

Conforme a S&P Global, a atividade manufatureira na Europa e, em particular, no Reino Unido e Alemanha, ficou abaixo da linha de 50 pontos, o que indica retração. Em todos os casos divulgados, os indicadores estão nos piores níveis desde o início da pandemia.

Imagem mostra operários trabalhando.

PMI Industrial

Ainda de acordo com a S&P Global, o PMI/S&P Global industrial caiu de 52,1 em julho para 51,5 em agosto. Apesar da queda, o resultado acima da barreira de 50 mostra que o setor manufatureiro continuou se expandindo, ainda que em ritmo mais fraco

Em se tratando da Europa, a Oxford Economics diz que após esses resultados, Alemanha e Itália devem entrar em recessão no inverno.

A consultoria avalia que o setor manufatureiro da Europa segue prejudicado por fracas condições de demanda.

EUA e Brasil

Em se tratando dos EUA, o PMI industrial final de agosto caiu a 51,5, ante projeção de 51,3. Em julho, o Índice Gerente de Compras marcou 52,2.

Já o IISM/Chicago reporta PMI industrial de agosto estável em 52,8, ante consenso de 51,8.

No caso do Brasil, o PMI Industrial medido pela S&P Global caiu de 54 pontos em julho para 51,9 em agosto.

O indicador

Calcular a economia de um país é algo complexo e que demanda uma série de levantamentos que são feitos por meio dos indicadores. O PMI, por exemplo, é um dos mais tradicionais e sempre que é divulgado, todos correm para checar suas informações.

Uma nação precisa ter dados regulares acerca de si mesma para saber se está saudável financeiramente ou se precisa ajustar sua economia. De igual modo, quem opera no mercado de capitais tem a obrigação de conhecer e acompanhar a produção industrial mundial.

O PMI, ou Purchasing Manager’s Index, é um indicador que mede a atividade econômica de um país a partir de pesquisas mensais realizadas por uma empresa privada.

Ele também é conhecido como Índice de Gerentes de Compra e tem por principal objetivo fornecer informações sobre a temperatura de alguns setores da economia e orientar os diversos profissionais do mercado.

  • Quer aprender mais sobre o PMI da zona do euro e aprender a investir? Clique aqui!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias