Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Estoques de petróleo dos EUA chegam a 4,4 mi de barris e surpreendem o mercado

Estoques de petróleo dos EUA chegam a 4,4 mi de barris e surpreendem o mercado

Osni Alves

Osni Alves

03 Ago 2022 às 12:26 · Última atualização: 03 Ago 2022 · 3 min leitura

Osni Alves

03 Ago 2022 às 12:26 · 3 min leitura
Última atualização: 03 Ago 2022

Imagem mostra uma base de extração de petróleo.

Os estoques de petróleo dos Estados Unidos (EUA) chegaram a 4,4 milhões de barris na última semana, segundo informações do departamento de energia do país. O volume vem bem acima do consenso do mercado que esperava uma queda de 700 mil barris.

Para se ter ideia da força destes números, que surpreenderam os especialistas nesta manhã de quarta-feira (3), somente em Cushing, cidade em Oklahoma (EUA) onde o Tio Sam armazena uma parte da commodity, foi registrada uma alta de 926 mil barris.

Já os estoques de gasolina subiram 163 mil no período, ante previsão de queda de 1,3 milhão.

Imagem mostra uma base de extração de petróleo.

Petróleo da Opep

Também hoje mais cedo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informou que pretende aumentar a produção de petróleo em 100 mil barris por dia a partir de setembro. Trata-se de um ritmo inferior ao que tinha sido decidido para os meses de julho e agosto.

Segundo a Bloomberg, o cartel dividirá esse número proporcionalmente entre os membros, no entanto, dado que apenas a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos serão capazes de aumentar a produção, é provável que só uma fração desses 100 mil barris por dia seja mesmo entregue. Para julho e agosto, a OPEP+ tinha prometido adicionar mais de 600 mil barris por dia ao mercado.

Segundo a agência, o aumento decidido nesta reunião é um dos mais reduzidos da história da aliança, representando um constrangimento para a administração do presidente norte-americano Joe Biden.

Vale lembrar que Biden visitou a Arábia Saudita recentemente, com apelos para uma subida da oferta capaz de fazer baixar os preços.

Cotação

Por volta das 12h desta quarta (horário de Brasília), o petróleo tipo Brent caía 1,89%, cotado a US$ 98,64, e o tipo WTI caía 2,50%, cotado a US$ 92,14. O primeiro diz respeito à commodity extraída no Mar do Norte e comercializado na Bolsa de Londres, enquanto o segundo se refere ao óleo extraído na costa dos Estados Unidos e vendido pelos intermediários do West Texas.

Já os estoques de petróleo bruto da Energy Information Administration (EIA) medem a mudança semanal no número de barris de petróleo bruto mantidos por empresas dos EUA. O nível dos estoques influencia o preço dos produtos petrolíferos, o que pode ter impacto na inflação.

  • Quer saber mais sobre os estoques de petróleo dos EUA e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias