Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
O que é Ação Nominativa das empresas? Entenda os conceitos

O que é Ação Nominativa das empresas? Entenda os conceitos

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

11 Dez 2021 às 19:00 · Última atualização: 11 Dez 2021 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

11 Dez 2021 às 19:00 · 3 min leitura
Última atualização: 11 Dez 2021

Ação nominativa

A ação nominativa é uma das formas pelas quais os investidores podem aplicar seu dinheiro. Elas funcionam como ações de um modo geral, mas tem algumas diferenças importantes em seu modo de registro.

A Ação nominativa é o nome dado a investimentos cuja inscrição do nome do seu proprietário é feita de modo direto pela empresa emitente. Assim, os dados ficam guardados no Livro de Registros das Ações Normativas, um documento obrigatório em toda companhia S.A.

Ação nominativa: conheça as categorias

Para entender melhor a maneira correta como esse processo ocorre, é crucial compreender o que o diferencia. Dessa forma, a seguir estão os detalhes de cada um dos tipos que existem nesta categoria no mercado financeiro:

Ações Normativas

Precisa, de forma obrigatória, que tenha documentos e registros físicos em um livro específico. Portanto, há sempre uma forma de comprovar as pessoas que depositaram renda na marca.

Ações Escriturais

Elas estão na bolsa de valores, onde ocorre suas transações e não necessita de nenhuma assinatura em papéis. Deste modo, tem mais chance de fluidez para vendas que ocorrerão no futuro.

O comprovante de posse do investidor são os extratos de operações e a nota de corretagem. Então, elas são mantidas em contas de depósitos, ou seja, fazem parte da carteira, mas não há nenhuma documentação.

Tipos de ações que existem no mercado financeiro atual

As classificações mudam ao longo dos anos, por isso é importante entender quais estão em operação. Assim, além dos dois tipos que já foram explicados no item anterior, existem alguns outros, que estão explicados adiante.

Ordinárias

São conhecidas como ON e quando negociadas dão aos acionistas o direito de participar e votar nas assembleias. Com isso, são as principais escolhas para quem quer participar de decisões importantes de uma empresa.

É crucial destacar que para que o poder de voto seja efetivo é preciso que o investidor tenha uma participação grande no capital da marca. Ou seja, apenas os sócios majoritários têm poder de mudar os rumos do futuro da instituição.

Preferenciais

Este tipo não concede o direito a voto, mas garante a quem aplica a preferência na hora de receber os dividendos sobre o capital. Ou seja, quando os lucros são repassados, essas pessoas recebem primeiro.

Ações que não existem mais

É importante ressaltar que a ação nominativa é apenas uma das formas que o mercado financeiro oferece. Com o passar do tempo sempre surgem novas formas e as anteriores são extintas.

Os investidores precisam conhecer as que já foram excluídas para entender os motivos pelos quais deixaram de existir. Isso ajuda a entender como o mercado se comporta a longo prazo e o que pode fazer com que uma modalidade deixe de existir.

Endossáveis

Neste caso o primeiro acionista a adquirir uma parte era identificado no título, mas os outros eram listados através de uma nota no verso dele quando ela era vendida. Assim, mesmo quando não pertencia mais a pessoa com o nome no início, ele continuava vinculado a ela.

Ao portador

Era um tipo de aplicação que não possuía qualquer tipo de identificação de quem era seu dono. Então, o proprietário era a pessoa que tinha algum registro dela. Ou seja, o portador era considerado responsável pelo título.

Ambas deixaram de existir em 1990 com a mudança da Lei das Sociedades por Ações. Desde então, não houve mudanças no estatuto, mas com o aumento de interesse dos brasileiros novas alterações podem ocorrer no futuro.

Quem optar por adquirir a ação nominativa terá seu nome registrado no livro de registro da empresa. Dessa forma, vai receber um certificado para comprovar que fez o investimento de forma oficial.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias