A Porsche (POAHF) comunicou nesta terça-feira (12) que o lucro da empresa poderá diminuir este ano à medida que a companhia começar a lançar novos modelos em meio a condições econômicas difíceis, mas aumentou seus dividendos devido a um aumento no lucro operacional em 2023.
A montadora alemã de automóveis de luxo disse ainda que espera um retorno operacional sobre as vendas entre 15% e 17% em 2024, abaixo da margem de 18% alcançada em 2023 e 2022. No longo prazo, o grupo visa mais de 20%.
Para explicar essa perspectiva de rentabilidade mais cautelosa, a empresa ressaltou a “renovação abrangente da sua gama de produtos em 2024, as condições estruturais globais, depreciações mais elevadas sobre os custos de desenvolvimento capitalizados e os investimentos contínuos na marca e no ecossistema Porsche”.
As ações da empresa estão subindo ao longo do dia, revertendo as perdas iniciais.
Lucro da Porsche: novos lançamentos
A empresa também anunciou o lançamento de quatro novas linhas de carros em 2024 nos modelos Panamera, Macan, Taycan e 911.
Segundo o presidente Oliver Blume, 2024 será um ano de lançamentos de produtos para a Porsche – mais do que qualquer ano da nossa história. “Estaremos apresentando uma variedade de carros esportivos emocionantes na estrada, eles irão encantar nossos clientes em todo o mundo. Isso colocará o vento nas nossas costas nos próximos anos.”
Receita de vendas da Porsche
A empresa anunciou um aumento significativo na receita proveniente das vendas, que atingiu 40,53 mil milhões de euros (44,29 mil milhões de dólares) em 2023, representando um aumento de 7,7%. Além disso, o lucro operacional registrou um salto de 7,6%, alcançando 7,28 mil milhões de euros.
Como resultado, a empresa propôs um dividendo de 2,30 euros por ação ordinária, mais do dobro do 1 euro por ação oferecido em 2022.
“A Porsche provou em 2023 que somos resilientes, altamente rentáveis e financeiramente robustos, mesmo em tempos voláteis. E nos beneficiamos de uma estrutura de vendas ainda mais equilibrada do que no passado”, disse o diretor financeiro, Lutz Meschke, em comunicado.
O diretor ainda ressaltou que as vendas deverão ficar entre 40 mil milhões e 42 mil milhões de euros no ano de 2024. “Nosso foco continua no sucesso sustentável da empresa. Nossos clientes e funcionários, a empresa e nossos acionistas, todos se beneficiam.”
Lucro da Porsche: situação na China
Meschke disse também em entrevista à CNBC que a Porsche ainda espera uma “situação muito desafiadora” na China, mas que a empresa está investindo pesadamente em sua base de clientes, apesar dos ventos contrários na economia do país.
“Esperamos um crescimento significativo quando se trata de indivíduos com alto patrimônio líquido na China e, portanto, é necessário investir não apenas no produto em si, mas também em todo o ecossistema e na nossa própria marca, e faremos isso também em 2024 e 2025”, disse ele a Annette Weisbach da CNBC nas instalações da montadora em Leipzig, Alemanha.
“Com os novos quatro modelos instalados, teremos toda a gama de modelos instalada em 2025, esperamos uma forte recuperação para a Porsche na China” concluiu o diretor.
Porsche Cup: EQI patrocina equipe
Dentre as categorias nacionais do automobilismo que revelam talentos, uma das que mais se destaca é a Porsche Cup.
O campeonato, realizado anualmente, é dividido em duas categorias: Carrera Cup e GT3 Cup, composto por 50 carros que utilizam duas versões do carro de competição de maior sucesso na história, e mais fabricado no mundo, o Porsche 911 GT3 Cup. Um diferencial da competição é este: só correm Porsches.
Ao longo da temporada, são disputadas duas etapas na Europa e sete etapas no Brasil, sendo uma delas a preliminar do GP Brasil de Fórmula 1.
Na última etapa, no autódromo de Goiânia (GO), Werner Neugebauer foi declarado vencedor na segunda prova da Carrera Cup, após punição ao carro 544 de Marçal Müller.
Um carro que se destacou foi o número 199, guiado por Nelson Marcondes, que está em 12º no campeonato da Carrera Cup, com 60 pontos. Marcondes divide seu carro com Luiz Razia. O carro chama atenção no grid pelo laranja de suas cores.
A cor vem da EQI Investimentos, corretora e uma das principais patrocinadoras da dupla de Razia e Marcondes.
ABRA JÁ SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS!

Você leu sobre o lucro da Porsche. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!