Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Após falhas, CEO da Boeing deixa cargo; relembre crise

Após falhas, CEO da Boeing deixa cargo; relembre crise

A Boeing anunciou que o CEO Dave Calhoun se aposentará no final de 2024, assim como Stan Deal, líder da divisão de aviões comerciais. Veja!

A Boeing (BA; BOEI34) anunciou nesta segunda-feira (25) que o CEO Dave Calhoun se aposentará no final de 2024, assim como Stan Deal, líder da divisão de aviões comerciais da companhia. A saída dos executivos acontece em um momento de pressão crescente por autoridades, clientes e consumidoes, após uma série de falhas em suas aeronaves.

Segundo a Bloomberg News, membros do conselho da Boeing planejam se reunir a partir da próxima semana com os principais executivos de algumas de suas maiores clientes (companhias aéreas), a fim de contornar a crise.

O presidente do conselho da Boeing, Larry Kellner, também renunciou ao cargo e deixará a posição em maio. Ele será substituído por Steve Mollenkopf, que é diretor da Boeing desde 2020.

Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, já está fora da empresa. Stephanie Pope, que recentemente se tornou diretora de operações da Boeing, assumiu sua posição, depois de anteriormente dirigir a Boeing Global Services.

Publicidade
Publicidade

Entenda a crise da Boeing

A Boeing enfrenta uma crise centrada em seu produto mais importante: o jato 737 Max.

Tudo começou quando um voo da empresa norte-americana Alaska Airlines teve uma porta arrancada durante um voo em 5 de janeiro deste ano, com um avião do modelo 737 Max 9. Dias após o incidente, técnicos da companhia encontraram “diversos parafusos soltos” em aeronaves do mesmo modelo que possuía, conforme explicou o CEO da empresa, Ben Minicucci.

Localmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seguiu a decisão da norte-americana FAA, e ordenou a suspensão das operações com os modelos Boeing 737 Max-9. No Brasil, apenas a Copa Airlines voa com as aeronaves, em rotas diárias para o Panamá, com voos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Copa Airlines informou que, em São Paulo, dos cinco voos previstos para o dia, três haviam sido cancelados. No Rio de Janeiro, um partiu com atraso de quase oito horas e o outro voo foi cancelado.

E não foi só: na mesma semana, outro avião da Boeing, desta vez um modelo 757 perdeu uma roda durante uma tentativa de decolagem em Atlanta, nos Estados Unidos. Esse incidente ocorreu com uma aeronave da Delta Airlines. Esse voo tinha como destino a cidade de Bogotá, na Colômbia, e ninguém ficou ferido.

“Como todos sabem, o acidente do voo 1282 da Alaska Airlines foi um divisor de águas para a Boeing”, escreveu Dave Calhoun aos funcionários. “Devemos continuar respondendo por este acidente com humildade e total transparência. Também precisamos persistir no compromisso total com a segurança e a qualidade em todos os níveis da nossa empresa.

Após o anúncio da saída do CEO, as ações da Boeing passaram a subir mais de 3% no pré-market.