Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Negócios
Notícias
BYD obtém direitos de mineração no Vale do Lítio, em Minas

BYD obtém direitos de mineração no Vale do Lítio, em Minas

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD adquiriu direitos minerais sobre dois lotes de terra em uma região rica em lítio no Brasil, conhecida como Vale do Lítio, em Minas Gerais, marcando sua entrada no setor de mineração no país, seu maior mercado fora da China.

De acordo com matéria da Reuters, a aquisição foi realizada pela subsidiária BYD Exploração Mineral do Brasil, criada em maio do ano passado. Os lotes adquiridos, que totalizam 852 hectares, estão localizados em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A área fica próxima a terrenos da mineradora Atlas Lithium, listada nos Estados Unidos, e a cerca de 800 km, aproximadamente, do complexo fabril que a empresa chinesa está desenvolvendo no litoral da Bahia. 

A empresa chinesa tem investido globalmente na mineração de minerais estratégicos, sendo uma das seis companhias autorizadas a licitar um projeto de lítio no Chile e planejando uma planta de cátodo de lítio no país andino. No Brasil, a empresa contratou a Mineração Geologia e Mineração para realizar estudos na área adquirida. 

Interesse internacional no país, além da BYD, é crescente

O Brasil tem atraído crescente interesse internacional por seus depósitos de lítio, especialmente de países como Estados Unidos, China e Arábia Saudita. Diferentemente de vizinhos sul-americanos, como Chile e Bolívia, o país tem mantido um setor de lítio mais aberto à iniciativa privada, flexibilizando as regras de exportação em 2022. 

Caso a BYD avance para a extração do mineral, o processo pode levar entre oito e 15 anos até a produção efetiva, segundo especialistas do setor. A empresa, no entanto, não comentou oficialmente sobre seus planos para os direitos minerais adquiridos.

No ano passado, o Financial Times, da Inglaterra, informou que a BYD teve negociações com a Sigma Lithium, maior produtora de lítio do Brasil, sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição.

Você leu sobre BYD. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!