A agência de viagens 123Milhas anunciou a suspensão das emissões de passagens e pacotes da linha promocional da com previsão de embarque de setembro a dezembro. A medida afeta viagens contratadas com datas flexíveis.
Em comunicado, a 123Milhas disse que os valores gastos pelos clientes com produtos no período “serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI”. Esses vouchers poderão ser usados para compra de outros produtos da empresa.
“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023“, diz comunicado publicado no site da empresa.
A companhia informou que as vendas já haviam sido interrompidas na quarta-feira (16), enquanto o anúncio foi feito na sexta-feira (18).
Segundo a 123Milhas, a decisão tem o objetivo de preservar os valores pagos pelos clientes.
“A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas as melhores e mais acessíveis experiências em viagens e turismo”, conclui a nota.
123Milhas será notificada
A 123Milhas não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.
O governo considerou o anúncio grave e a Secretaria Nacional do Consumidor já informou que notificará a empresa para mais esclarecimentos. O secretário Wadih Damous disse ao portal UOL que a advertência à 123Milhas virá em função da única alternativa de voucher como devolução do valor já pago em passagens compradas.
O Procon-SP comunicou que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão das emissões de passagens e pacotes da linha promocional. Além disso, o órgão quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.
Comprou passagens? Saiba o que fazer
Caso o cliente da 123Milha tenha comprado passagens ou pacote promocional, deverá seguir algumas instruções, conforme comunicação da companhia. Veja a seguir:
- Os vouchers a serem recebidos poderão ser usados em até 36 meses a partir de sua solicitação.
- Os cliente devem entrar em contato com os canais oficiais da agência para obter o voucher. Após a solicitação, o usuário receberá até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado.
- Os vouchers podem ser solicitados pelo site oficial na aba “PROMO 123” ou por meio do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.
- Passagens já emitidas serão mantidas? Sim. Para quem já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.
- O valor das viagens está sendo dividido em mais de um voucher.
Vale reforçar que a devolução de serviços pagos apenas em vouchers é proibida, conforme consta no Código de Defesa do Consumidor.