11 Mar 2020 às 04:00 · Última atualização: 11 Mar 2020 · 2 min leitura
11 Mar 2020 às 04:00 · 2 min leitura
Última atualização: 11 Mar 2020
Investir em ações pode ser uma grande fonte de satisfação para o investidor quando o mercado está em alta, mas coisas mudam de figura quando o mercado está muito volátil. Nesta hora, muita gente entra em pânico e pensa até em vender suas ações.
Se você está passando por um momento de crise e não sabe o que fazer, confira algumas dicas sobre como agir:
A melhor forma de se proteger de perdas na bolsa de valores é focar no longo prazo. Olhe para a compra de ações como uma forma de se tornar sócio de uma empresa, ganhando com o crescimento desta companhia ao longo do tempo. Desta forma, uma volatilidade momentânea não vai atrapalhar seus planos.
Investimentos de curto prazo devem ser feitos apenas pelos profissionais da área, conhecidos como traders. Se este não é o seu caso, prefira deixar seu investimento em ações maturar por mais tempo.
Vale lembrar que o mercado acionário é volátil por natureza. No entanto, o investidor não sofre nenhuma perda enquanto não vender seus papéis. Quem conseguir manter a calma verá, mais cedo ou mais tarde, uma retomada gradual das cotações.
Em vez de vender, os especialistas costumam recomendar justamente o contrário: aproveite a baixa dos papéis para começar a comprar ações a preço baixo. Como diz Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo: “tenha medo quando os outros estiverem gananciosos, e seja ganancioso quando os outros tiverem medo.”
Se você é novo no mercado de ações e passou muito nervosismo ao ver um momento de baixa, talvez deva avaliar com calma o seu perfil de investidor. Uma forma é fazer um teste de perfil de investidor, que vai mostrar se você é conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Quanto mais conservador, menor deve ser a fatia de renda variável na sua carteira de investimentos.
Para quem entra na bolsa de olho no curto prazo, também existe uma forma de se proteger do mercado volátil.
Existem ferramentas que podem ser úteis para restringir perdas e ganhos, chamadas de stop loss e stop gain. Quando o papel atinge o valor determinado, ele é vendido automaticamente. Confira mais detalhes neste vídeo: