Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Luz, câmera, ação: 10 filmes que vão te ensinar sobre finanças

Luz, câmera, ação: 10 filmes que vão te ensinar sobre finanças

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

14 Mai 2022 às 18:30 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 5 min leitura

Redação EuQueroInvestir

14 Mai 2022 às 18:30 · 5 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Crédito: Reprodução/Pixabay

Existe maneira melhor de saber uma história do que por meio de um bom filme? Se você é um amante da sétima arte e também se interessa por filmes sobre finanças, saiba que, em comparação aos longas de super-heróis, a lista com filmes que abordam o universo dos investimentos é um pouco mais restrita. Mas não por isso menos interessante!

Por isso separamos uma lista com 10 filmes que podem te ensinar e ajudar a ter mais conhecimento sobre o mundo dos investimentos. Passando entre dramas, histórias baseadas em fatos reais e documentários, escolha uma das opções listadas, prepare a pipoca e boa diversão.

“À procura da felicidade”

Um clássico do cinema, o filme “À procura da felicidade” foi baseado no livro que conta a história de Chris Gardner, um americano que foi de mendigo a milionário.

Com atuação muito elogiada de Will Smith, a história mostra Chris Gardner tentando usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Porém, acaba dando banho e dormindo com seu filho em uma estação de metro de São Francisco (EUA).

“O lobo de Wall Street”

Representado por Leonardo DiCaprio, o filme conta a história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que criou um império enriquecendo de forma rápida, porém ilegal.

Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente. Vale a pena assistir!

Lobo de Wall Street

“Grande demais para quebrar”

“Grande demais para quebrar” conta a história da crise econômica de 2008, retratando os bastidores de como autoridades atuaram diante da crise e, em especial, buscavam salvar o Lehman Brothers.

A crise do subprime foi uma das maiores do mundo. O grande gerador do problema foram os créditos de alto risco vinculados a imóveis que se transformou em uma bolha financeira que explodiu em setembro de 2008.

“A grande aposta”

O outro lado da crise do subprime é contado no filme “A Grande Aposta”. Enquanto o mercado imobiliário concedia crédito de risco, Michael Burry, dono de uma empresa de médio porte, decide investir dinheiro do fundo que coordena, apostando contra o sistema imobiliário dos Estados Unidos.

A decisão gera diversas complicações junto aos investidores, pois ninguém havia levado em consideração tal vantagem contra o sistema.

“Os delírios de consumo de Becky Bloom”

Em uma pegada de comédia no mínimo catastrófica, “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” retrata a história de Rebecca Bloomwood, que possui um vício em compras que a leva à falência. Quando consegue um emprego numa revista de finanças, vê que está próxima de realizar seu sonho e começa então a repensar seus objetivos.

delírios de consumo

“Quants — Os alquimistas de Wall Street”

O filme “Quants – Os Alquimistas de Wall Street” aborda a vida dos profissionais que têm como trabalho no sistema financeiro a elaboração de fórmulas que possibilitam a criação de ativos financeiros.

Como, por exemplo, os CDOs (Obrigações de Dívidas Colaterizadas), tipo de produto financeiro estruturado, que repassava adiante os papéis subprime. Em 2008, empresas e grandes bancos foram à falência, causando desemprego no mundo todo.

Este filme é uma boa opção para quem atua no mercado de renda variável e também para quem tem interesse em entender sobre estrutura de mercado.

“The China Hustle”

Ansiosos para entrar no mercado chinês após a crise financeira nos Estados Unidos, um grupo de banqueiros encontrou empresas chinesas que buscavam negociar na bolsa americana através de companhias americanas extintas.

O resultado? “The China Hustle” é um documentário de Jed Rothstein que mostra como cerca de US$ 14 bilhões foram roubados de pensões públicas de americanos.

“Vivendo com um dólar”

Você já imaginou como seria passar pela realidade de mais de 1,1 bilhão de pessoas do mundo que vivem com apenas US$ 1 por dia?

O documentário “Vivendo com um dólar” mostra a história de quatro amigos americanos que viajaram para a Guatemala com o objetivo de viver dessa maneira por 56 dias.

“Freakonomics: o lado oculto da Economia” é mais um dos filmes sobre finanças

“Freaknomics: O Lado Oculto da Economia” é um documentário inspirado no livro do economista Steven Levitt em parceria com o jornalista Stephen J., que aplica a teoria econômica para explicar uma série de problemas sociais.

O filme mostra como há uma racionalidade econômica por trás de nossas decisões através do estabelecimento de padrões que mostram como decisões corriqueiras estão baseadas em análises de benefícios e algumas ações são movidas por incentivos para determinadas direções.

“O Homem que mudou o jogo”

Estrelado por Brad Pitt, “O homem que mudou o jogo” conta a história de como Billy Beane transformou uma equipe derrotada à grande vencedora por meio de contratações de jogadores com base em estatísticas e evidências no método chamado Sabermetrics, um sistema de análise empírica do beisebol.

É um filme para quem gosta de estatística, e também para as pessoas que enfrentam escolhas e decisões complexas no dia-a-dia.

Filmes sobre finanças e uma série: “Billions”

Muito popular entre os amantes do mercado financeiro, “Billions” é uma série que mostra a história de Bobby Axelrod, um gestor de fundos, e do advogado Chuck Rhoades, um procurador famoso por investigar, encontrar e punir os grandes nomes do mercado financeiro que faturam com ações fraudulentas.

Já em sua 6ª temporada, “Billions” possui um enredo que envolve o público com os bastidores do mercado financeiro e da busca por poder em meio a todo glamour da Wall Street.

(Por Amanda Gomez)

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias