Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Libra esterlina: moeda vive pior patamar em 37 anos. Entenda

Libra esterlina: moeda vive pior patamar em 37 anos. Entenda

Matheus Gagliano

Matheus Gagliano

26 Set 2022 às 05:55 · Última atualização: 26 Set 2022 · 7 min leitura

Matheus Gagliano

26 Set 2022 às 05:55 · 7 min leitura
Última atualização: 26 Set 2022

libra esterlina

Pixabay

Uma moeda que, além de representar a unidade monetária de um país, no caso a Grã-Bretanha, é também um símbolo de orgulho nacional e de tradição. Estamos falando da libra esterlina, moeda que ganhou mais destaque a partir da morte da rainha do país, Elizabeth II.

A admiração dos britânicos pela própria moeda é tanta que, na época da adesão da moeda única na União Europeia, o Reino Unido – quando fazia parte do bloco – se recusou a abrir mão de sua libra esterlina para adotar o euro, além de um episódio especulativo no período pré-euro.

A cifra que representa o valor monetário da moeda é o £. Na Inglaterra, circulam notas de £5, £10, £20 e £50 e moedas de 1p, 2p, 5p, 10p 20p, 50p, £1, £2 e £5.

A libra é dividida, desde 1971, pelo sistema decimal. A subunidade dela, o equivalente ao centavo brasileiro, é o penny. Portanto, com 100 pence – no plural – atinge-se a cifra de 1 libra, ou pound, em inglês. Antes disso, o sistema era um pouco mais complicado. Antigamente, uma libra equivalia ao somatório de 20 shillings, que por sua vez, era composto de 12 pence cada uma. Assim, 240 pence formava 1 libra. Porém, a partir de 15 de fevereiro de 1971, esse sistema foi abolido e o atual foi adotado.

A palavra esterlina (Sterling, no inglês) tem sua origem na idade média e vem da palavra francesa esterlin. Foi estabelecida a partir do reinado de David I da Escócia, entre 1123 e 1153, e consolidada com Henrique II, em 1180, cunhada em ouro.

A grande característica da libra esterlina é que tanto as notas quanto as moedas físicas levam a foto do monarca atualmente no trono.

Portanto, todas as notas e moedas hoje em circulação no Reino Unido levam a imagem de Elizabeth II.

Antes dela, a moeda levava a imagem do pai, o rei George VI. E agora, todas as novas notas e moedas passarão a ser preparadas com a imagem do rei Charles III, mas deverão levar meses até que o retrato da rainha saia da cena monetária do país.

Quanto vale a libra esterlina?

Com relação à moeda brasileira, o real, a libra é um pouco mais cara do que o dólar ou o euro. Na cotação desta segunda-feira (26), a moeda caiu para uma baixa recorde de US$ 1,0382.

Ainda assim, ela segue como uma das moedas mais fortes do mundo, fato que vem desde o antigo Império Britânico, quando a capital do mundo econômico era Londres.

Isto durou até a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos passaram a predominar e a bolsa de Nova York assumiu o posto de mercado número 1 do mundo. Desde então, apesar de ainda ser considerada forte, a libra esterlina foi perdendo um pouco de seu valor.

Crises econômicas no Reino Unido, ao longo dos anos 60, fizeram com que a moeda sofresse diversas valorizações perante o dólar norte-americano.

Porém, com as dificuldades econômicas que se veem em todo o mundo, a libra não ficou imune. Desde o começo do ano, a moeda perdeu 15% de seu valor perante o dólar e redução de 12% do valor ante o euro e atingiu o seu mais baixo patamar em 37 anos, por conta dos temores de recessão no país.

Com a Guerra da Ucrânia, a conta da energia disparou no país e a primeira-ministra, Liz Truss, tem desenvolvido um plano econômico para criar um subsídio às contas de energia com a aproximação do inverno.

Alexandre Viotto, head de câmbio da EQI Investimentos, diz que a libra segue sendo, apesar de tudo, uma das moedas mais confiáveis do planeta.

Segundo ele, ela é, inclusive, mais forte do que o euro – embora a moeda da União Europeia seja ancorada no antigo marco alemão.

“Porém, o euro acaba sofrendo com a influência outros países, como a Itália”, explicou.

Ele disse que a libra deveria ter acabado junto com outras divisas antigas europeias, como o marco alemão, o franco francês, a lira italiana, entre outras.

“Mas um episódio de especulação, no período pré-euro, fez a Grã-Bretanha não optar pela moeda em comum. E isso, mais tarde, acabou ajudando no processo do Brexit, já que não houve a transferência para o Banco Central Europeu (BCE).

Como está a taxa de juros no Reino Unido?

Segundo dados do Banco da Inglaterra, o MPC – sigla em inglês para o Comitê de Política Monetária local – é quem define a taxa básica de juros, atualmente em 1,75% ao ano.

Esse patamar é um dos mais altos nos últimos anos. Ao longo da pandemia, entre 2020 e o começo de 2022, a taxa básica esteve próxima de 0%.

No dia 22 de setembro, o comitê se reúne novamente para definir uma nova taxa – um dia após a Super Quarta, do Copom e do Federal Reserve (Fed), quando Brasil e EUA definem juros.

Na última reunião do comitê, realizada em 4 de agosto, a maioria dos membros havia votado pela elevação dos juros básicos em 0,5 ponto. O comunicado emitido na ocasião, ressaltou que as pressões inflacionárias no Reino Unido e no resto da Europa intensificaram-se significativamente desde a reunião anterior do MPC.

Isso reflete em grande parte uma quase duplicação nos preços do gás no atacado desde maio, devido à restrição do fornecimento de gás à Europa pela Rússia e ao risco de novos cortes. À medida que isso afeta os preços de energia no varejo aumenta ainda mais a inflação do país no curto prazo.

De acordo com nota do comitê, a inflação deverá subir mais do que o previsto no relatório de maio, de 9,4% em junho para pouco mais de 13% no quarto trimestre de 2022. E a tendência é permanecer em níveis elevados durante grande parte do ano que vem 2023, antes de cair para a meta de 2%, prevista para 2025.

Como comprar a libra esterlina?

A moeda britânica pode ser adquirida com agentes operadores de câmbio, que trabalham conforme regras do Banco Central. Vale lembrar que a moeda é válida para os quatro países que compõem o Reino Unidos: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Uma dica importante é planejar a viagem antes de comprar a moeda. É interessante determinar uma quantia fixa meses antes do embarque. Daí a forma mais indicada é ir comprando um pouco por mês, assim o comprador evita perder dinheiro com a alta da moeda.

Quer saber mais sobre a libra esterlina e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias