Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Indicado à Petrobras (PETR3;PETR4) foi defensor da paridade

Indicado à Petrobras (PETR3;PETR4) foi defensor da paridade

O indicado para à presidência da Petrobras (PETR3;PETR4), José Mauro Ferreira Coelho, defendeu a paridade de preços do combustível no mercado internacional. A afirmação do químico aconteceu em uma entrevista ao programa Voz do Brasil, que foi realizada no mês de outubro de 2021.

“Nós temos que ter os preços no mercado doméstico relacionados aos preços de paridade de importação. Porque se assim não fosse, nós não teríamos nenhum agente econômico com aptidão ou com vontade de trazer derivados para o mercado doméstico. E isso poderia levar ao desabastecimento para o país.”, disse.

Para o novo gestor que foi indicado pelo governo federal,  a escalada de preços foi um grande obstáculo, porém reflexo da recuperação das cotações internacionais que foi duramente impactada no período mais crítico da pandemia.

A opinião de José Mauro Ferreira Coelho não representa um entrave para a sua gestão à curto prazo, prova disso, foi a reação positiva do mercado com as indicações da presidência e do conselho administrativo da Petrobras:  as ações iniciaram a última quinta-feira (7) em alta, com crescimento de 2,49% para a PETR3 e 2,75% para a PETR4.

Petrobras (PETR3;PETR4): Indefinições na escolha do cargo

A escolha para o cargo foi marcada por uma série de indefinições O empresário Adriano Pires, sócio fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) foi o primeiro indicado, porém renunciou a presidência antes de assumir.

De acordo com carta enviada para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o empresário alegou não conseguir se desligar a tempo de sua empresa e desta forma, não poderia assumir a Petrobras.

A indicação de José Mauro Ferreira Coelho atende à Lei das Estatais e a nomeação foi bem recebida pelo mercado como um todo.

Quem é José Mauro Ferreira Coelho?

Formado em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  José Mauro Ferreira Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis do Ministério de Minas e Energia, onde trabalhou de abril de 2020 à outubro de 2021.

Conforme informação da pasta, o gestor deixou o governo por vontade própria para atuar na iniciativa privada. O químico também trabalhou na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde ocupou o cargo de Diretor por 13 anos.

Por fim, o indicado à presidência da Petrobras também exerce a presidência do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), estatal que tem como objetivo comercializar a parte da União na partilha da produção de gás e óleo no pré-sal.