Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Imposto de Renda: liberada consulta ao segundo lote da restituição

Imposto de Renda: liberada consulta ao segundo lote da restituição

Matheus Gagliano

Matheus Gagliano

23 Jun 2022 às 15:36 · Última atualização: 23 Jun 2022 · 2 min leitura

Matheus Gagliano

23 Jun 2022 às 15:36 · 2 min leitura
Última atualização: 23 Jun 2022

Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Esse lote contempla ainda restituições residuais de exercícios anteriores. Ao todo, a receita pagará a restituição em cinco lotes.

Segundo a Agência Brasil, os 4.250.448 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões em restituição. Desse montante total, aproximadamente R$ 2,6 bilhões serão destinados aos contribuintes que fazem parte dos grupos prioritários. Esse grupo inclui primeiro o pagamento a pessoas com idade acima de 80 anos.

O segundo grupo a ser pago é o composto das pessoas com idade entre 60 e 79 anos. Em seguida, serão pagos pessoas que possuam alguma deficiência física ou mental ou doença grave e aqueles que tem como fonte de renda principal o magistério.

Por fim, o restante do lote será pago aos contribuintes que entregaram a declaração e que não fazem parte dos grupos prioritários.

Receita Federal
Foto: Agência Brasil

Restituição do Imposto de Renda: valores serão pagos no fim do mês

A previsão é que o dinheiro seja pago em 30 de junho. A consulta sobre as restituições podem ser feitas no site da Receita Federal. Para tanto, o contribuinte pode clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. Esse tipo de verificação também pode ser feito por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

De acordo com o calendário, os pagamentos serão divididos em cinco lotes, e a consulta para confirmar o recebimento está sendo feita uma semana antes das datas abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3° lote: 29 de julho
  • 4° lote: 31 de agosto
  • 5° lote: 30 de setembro

Quer saber mais sobre a restituição do Imposto de Renda e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias