17 Jun 2022 às 16:50 · Última atualização: 17 Jun 2022 · 5 min leitura
17 Jun 2022 às 16:50 · 5 min leitura
Última atualização: 17 Jun 2022
O Ibovespa opera em queda de 2,87%, aos 99.887 pontos, na contramão do exterior.
A decisão do Copom na quarta-feira (15) veio em linha com o que o mercado esperava, com Selic chegando a 13,25%. E hoje o investidor sente a repercussão da medida, após feriado.
O investidor também acompanha os desdobramentos do anúncio da Petrobras (PETR3, PETR4) de reajuste de 5% para gasolina e de 14% para o diesel nas refinarias, o que terá impacto no IPCA.
Além de subir os juros, o comitê do Banco Central sinalizou ainda mais uma alta para 3 de agosto, de “maior ou menor magnitude” – ou seja, a Selic deve subir ainda 0,25 ou 0,50 ponto porcentual, o que possivelmente encerrará o ciclo de alta dos juros.
Sobre a inflação, o Copom apontou que a expectativa é de fechar o ano em 8,8%. E, em 2023, em 4%. A EQI Asset trabalha com projeção de 7,9% e 4,6%.
Stephan Kautz, economista-chefe da gestora, chama a atenção para o fato de o BC já ter aumentado a expectativa para o ano que vem, de 3,4% para 4%, mesmo sem ainda levar em conta o impacto das medidas de redução do ICMS sobre os combustíveis.
“Essas medidas devem puxar a inflação para baixo em 2022, mas para cima, em menor magnitude, em 2023. O que é um fator de incerteza para a próxima reunião do Copom”, ele afirma.
Ainda assim, ele mantém a projeção de Selic em 13,75% ao ano para 2022 e em 9,5% para 2023.
As recomendações para os investimentos seguem as mesmas: atrelar boa parte do patrimônio à renda fixa, com atenção aos pré-fixados, IPCA+ e ações de valor.
“Para quem pensa mais a longo prazo, vale aproveitar IPCA+, que tem bastante gordura pra aproveitar para períodos maiores do que 5, 6, 7 anos. Tem muita coisa aparecendo”, diz Elias Wiggers, assessor da EQI.
Uma das recomendações da assessoria, inclusive, é alongar o prazo de vencimento dos títulos, negociando os mesmos no mercado secundário – e você entende como fazer isso, clicando no link e conferindo também nosso vídeo a respeito aqui.
Já quanto à renda variável, segue a cautela. Para o investidor que se sentir mais preparado para o atual momento, há boas oportunidades, mas elas precisam ser selecionadas.
“O mercado hoje apresenta excelentes oportunidades acionárias, principalmente se a gente observar que as quedas das bolsas são de mais de 20%. Então, tomem cuidado, façam uma seleção adequada dos ativos, mas não deixem de observar que a oportunidade existe”, pontua o assessor Rômulo Luz, da EQI.
O Federal Reserve (Fed) subiu em 0,75 p.p. a taxa de juros e apontou que a alta deve seguir até pelo menos o final do ano. A projeção é de juros a 3,4% em dezembro e 3,8% em 2023.
O banco central americano, porém, não deixou claro se o próximo aumento será de 0,5 ou 0,75 p.p.
“A decisão veio em linha com o esperado e reforçou o compromisso com o combate à inflação, o que dá mais firmeza e clareza ao mercado, o que é bom”, avalia Luís Moran, head da EQI Research.
Entretanto, o receio de que o Fed precisará ser mais duro e ágil na elevação dos juros liga o alerta da recessão por lá – e os impactos podem ser refletidos no Brasil também.
Na quinta-feira (16), a resposta ao Fomc foi de forte queda das bolsas, com Nasdaq recuando mais de 4% – vale dizer que as empresas de tecnologia são as que mais sentem a subida dos juros. Nesta sexta (17), porém, há ajustes com tendência de alta.
Em indicadores, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,8% em maio e 8,1% na comparação anual, em linha com o esperado. Hoje sai ainda a Produção Industrial dos EUA.
Ontem (16), o Banco da Inglaterra aumentou a taxa básica de juros 25 pontos-base, para 1,25%.
O Ibovespa esteve fechado ontem por conta do feriado de Corpus Christi.
Quer saber mais sobre o Ibovespa hoje e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.