Ações
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Aéreas caem em bloco e puxam Ibovespa para baixo; confira altas e baixas

Aéreas caem em bloco e puxam Ibovespa para baixo; confira altas e baixas

Osni Alves

Osni Alves

30 Jun 2022 às 00:10 · Última atualização: 30 Jun 2022 · 3 min leitura

Osni Alves

30 Jun 2022 às 00:10 · 3 min leitura
Última atualização: 30 Jun 2022

Ibovespa

As companhias aéreas desabam em bloco neste momento, na bolsa brasileira, e ajudam a puxar o Ibovespa ainda mais para baixo.

Para se ter ideia, por volta das 12h desta quinta-feira (30) o índice recuava 1,75%, aos 97.881 pontos, com Gol (GOLL4), Azul (AZUL4), e Embraer (EMBR3) pesando.

Isso porque o Ibovespa já está contaminado pelo mau humor do investidor global, sendo que este monitora a inflação dos Estados Unidos (EUA), e ainda se preocupa com a possibilidade de uma recessão à frente.

Ao menos é isto o que deu a entender o presidente do Federal Reserve (Fed, espécie de banco central dos EUA), Jerome Powell, cuja fala em fórum encerrado ontem, na Europa, afirmou que a instituição vai pesar a mão na taxa de juros para conter a inflação, “ainda que isso fomente uma possível recessão”.

Em Nova York o Dow Jones recuava 1,17%, o S&P 500 recuava 1,28%, e a Nasdaq caía 1,78%. Na Europa, nenhuma bolsa operava em terreno positivo. Por lá, há ainda o conflito Rússia-Ucrânia, cujo resultado é um abastecimento de gás em risco. Por enquanto o velho continente está no verão, mas a preocupação está concentrada nos meses à frente, de frio.

Ainda assim, apesar da queda do Ibovespa, ainda há o que se comemorar, a exemplo das ações da Fleury (FLRY3) que, neste momento, sobem como foguete, acima dos 14%. Acontece que a companhia e o Grupo Hermes Pardini (PARD3) anunciaram um Protocolo e Justificação, que tem como objetivo uma reorganização societária envolvendo a combinação dos negócios e das bases acionárias das duas companhias.

Em fato relevante, as empresas afirmam acreditar que “a combinação das duas operações representa uma excelente oportunidade de criação de valor, que poderá resultar em significativos ganhos aos seus acionistas”. A estimativa é de que a combinação dos negócios gere um incremento de Ebita anual entre R$160 milhões e R$ 190 milhões.

Esse movimento mostra que, apesar do cenário adverso, os investidores bem-posicionados ainda estão tendo lucro.

Ações mais compradas por brasileiros na Bolsa de valores americana
Reprodução

Maiores altas do Ibovespa

  • Fleury (FLRY3) +14,46%
  • Suzano (SUZB3) +1,58%
  • Telefônica (VIVT3) +1,75%
  • Klabin (KLBN5) 1,09%
  • TIM (TIMS3) +1,44%

Maiores baixas do Ibovespa

  • CSN Mineração (CMIN3) -6,07%
  • Locaweb (LWSA3) -5,24%
  • Gol (GOLL4) -5,20%
  • Azul (AZUL4) -5,04%
  • Embraer (EMBR3) -5,25%
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias