Fundos Imobiliários
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Figurinha repetida não completa álbum: veja o que álbum da Copa e FIIs têm em comum

Figurinha repetida não completa álbum: veja o que álbum da Copa e FIIs têm em comum

Felipe Paletta

Felipe Paletta

01 Set 2022 às 16:51 · Última atualização: 01 Set 2022 · 5 min leitura

Felipe Paletta

01 Set 2022 às 16:51 · 5 min leitura
Última atualização: 01 Set 2022

fotos figurinhas da Copa

Reprodução/Internet

Você deve estar acompanhando a febre do álbum da Copa do Mundo. Apesar do pacotinho a R$ 4 a unidade, com cinco figurinhas cada, a magia da interação e o medo de ficar de fora tem movimentado multidões. 

Já te poupando da minha opinião sobre colecionar ou não figurinhas, toda essa polêmica me fez refletir sobre o que existe de parecido entre colecionar figurinhas e investir bem.

Pense comigo: um álbum de figurinhas é como a sua carteira de investimentos. As figurinhas são como os ativos que você escolhe investir: FIIs, ações, renda fixa etc. 

Assim como em um álbum, existe a figurinha ideal para a sua carteira, que atende os seus objetivos pessoais e que são convenientes no momento. A diferença é que ao longo do tempo pode ser que uma figurinha não case mais com o álbum e precise ser substituída.

Existem também nos investimentos as figurinhas raras, aquelas que estão na boca do povo e ficam na moda de tempos em tempos. 

Da mesma forma que paga-se uma fortuna pelo card raro do Neymar, tem milhares de investidores com cotas de KNRI11, KNCR11 e IRDM11 e que, apesar de craques da indústria, não valem tudo isso. 

Agora, existe uma diferença fundamental entre a lógica de investimento e a lógica do que chamo de investidor colecionador. 

“Figurinha repetida não completa álbum”. Com certeza você já ouviu essa frase.

foto álbum da Copa
Álbum da Copa. Reprodução/Internet

O problema dessa lógica nos investimentos é que o seu álbum fica igualzinho ao do seu amigo, que tem objetivos e perfil de investidor completamente diferentes dos seus.

Ao invés de ter as 670 figurinhas necessárias, o seu álbum só requer poucas e selecionadas figurinhas repetidas. 

Se um FII é bom e está barato, por que se limitar a ter poucas cotas, dividindo o recurso com os ativos que todo mundo tem e que custam o olho da cara?

Conheço muitos investidores colecionadores que, em vez de selecionar poucos e bons fundos imobiliários, têm mais de 70 FIIs na carteira, por acreditarem que ao diversificar nesse nível correm menos risco. 

Agora me responda uma coisa: o que é risco?

Arriscado é aquilo que você não conhece e não consegue nem imaginar para onde vai. Com 70 FIIs na carteira, você não saberia nem por onde começar quando precisar fazer uma mudança. 

Vai acabar tendo pouco do que sobe e muito do que cai. Em um ano pode ser que não perceba, mas em cinco ficará claro que foi um erro.

Assim como o timing para diversão de colecionar álbuns, o momento ainda é muito bom para os FIIs. 

As valorizações do mês de agosto são pequenas perto das altas que devem acontecer nos próximos 12 meses.

Veja o gráfico abaixo, que mostra a valorização de FIIs, em agosto, por setores:

gráfico mostra valorização dos FIIs

As minhas figurinhas legend do momento são os FIIs de tijolo (que você vê nas primeiras 5 colunas acima), em especial os que mais sofreram na pandemia. 

As coisas estão melhorando e o cenário macroeconômico é favorável, mesmo com uma eleição problemática batendo à porta.

Por isso, revise a sua carteira, acompanhe minhas cartas semanais e minhas carteiras na Monett para saber o que fazer.

Você sabia que o melhor momento para colecionar um álbum da Copa é depois da Copa?

As figurinhas ficam muito baratas. É possível comprar álbuns completos e bem cuidados por uma fração do valor das 670 figurinhas. 

Mas que chato seria, não é?

Pois é, investir bem é chato. 

O dia que ficar legal demais e você concordar com tudo que todo mundo faz e tem na carteira, você está fazendo alguma coisa errada. 

Antes de me despedir, quero te convidar a participar de uma imersão gratuita e das mais completas que já vi sobre investimentos. 

imagem sobre curso

Comandada pela minha sócia e mega referência Olivia Alonso, você vai entrar em contato com grandes investidores, aprender a montar uma carteira completa e a selecionar os melhores ativos. Para se inscrever gratuitamente, é só clicar aqui!

Nos vemos na semana que vem!

Por Felipe Paletta, analista CNPI da Monett.

P.S.: Fica o convite para você entrar no meu canal do Telegram. Todos os dias eu posto informações e dicas que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro com FIIs e Ações.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias