Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
FII de papel é Renda Fixa? Entenda melhor o funcionamento dos fundos imobiliários

FII de papel é Renda Fixa? Entenda melhor o funcionamento dos fundos imobiliários

Fernando Cesarotti

Fernando Cesarotti

14 Set 2022 às 16:00 · Última atualização: 14 Set 2022 · 3 min leitura

Fernando Cesarotti

14 Set 2022 às 16:00 · 3 min leitura
Última atualização: 14 Set 2022

fotos de prédios

Os Fundos de Investimento Imobiliário, também conhecidos como FIIs, representam uma maneira de investir na valorização de imóveis sem a preocupação de ter que lidar com os problemas e dores de cabeça inerentes à propriedade de um imóvel, como a manutenção e o relacionamento com inquilinos.

Se você quiser se aprofundar sobre a questão se FII ou compra de imóvel físico é a melhor opção para você, vale conferir este conteúdo e fazer uma simulação comparando as rentabilidades.

Mas, para começar o entendimento sobre a questão central deste texto, se FII de papel é renda fixa ou não, vale começar dizendo que os fundos de investimento imobiliário podem ser de três tipos, de uma forma geral:

  • Fundos de “tijolo” – o patrimônio do fundo é atrelado a um imóvel ou a um grupo de imóveis, geralmente comerciais, e a rentabilidade vem dos alugueis pagos pelos inquilinos, que são oferecidos como dividendos.
  • Fundos de “papel” – fundos que alocam seu patrimônio em recebíveis imobiliários, principalmente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI): o proprietário antecipa recebimentos para captar liquidez com a emissão de CRIs e firma acordo para remunerar esses papéis com uma taxa, geralmente atrelada a um índice de inflação.
  • Fundos híbridos – fundos que misturam papeis de fundos de tijolo com fundos de papel.

FIIs são renda fixa ou variável?

Todo fundo de investimento imobiliário é renda fixa, mas alguns podem deixar dúvidas nos investidores. Estamos falando dos FIIs de papel, com foco em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Afinal, investir em um FII que investe em renda fixa é a mesma coisa que investir em renda fixa?

A resposta é não!

Os investimentos dos fundos de papel são feitos em CRIs e LCIs distintos, que por sua vez são renda fixa, mas apresentam taxas de retorno variadas. Os papéis vão vencendo e o fundo reinveste o capital em novos CRIs, de acordo com a percepção do gestor, que precisa equacionar retorno e risco na hora dos novos investimentos.

Com isso, o cotista de um FII de papel não saberá exatamente qual será o seu rendimento. Por isso, ainda que a garantia seja baseada em renda fixa, o investidor em FII de papel se enquadra como alguém que aplica em renda variável, uma vez que investimentos de renda fixa pressupõem o conhecimento prévio da taxa de retorno.

Assim, vale deixar claro:  o fato de um instrumento financeiro ter como lastro títulos de renda fixa não faz dele um instrumento de renda fixa.

Quer colocar seu dinheiro em fundos imobiliários? Baixe a nossa planilha e preencha este formulário para que um dos nossos assessores entre em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias