Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Fed reconhece que situação econômica está piorando, diz Stephan Kautz ao Valor

Fed reconhece que situação econômica está piorando, diz Stephan Kautz ao Valor

Claudia Zucare

Claudia Zucare

22 Set 2022 às 11:14 · Última atualização: 22 Set 2022 · 3 min leitura

Claudia Zucare

22 Set 2022 às 11:14 · 3 min leitura
Última atualização: 22 Set 2022

foto Stephan Kautz

Em entrevista ao Valor Econômico desta quinta-feira (22), Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, afirmou que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, admitiu, no comunicado após decisão de juros, que a situação econômica dos Estados Unidos pode estar ficando pior do que o inicialmente projetado.

“As projeções são de altas futuras de juros, ao mesmo tempo em que o Fed rebaixou as projeções de crescimento e elevou as de desemprego. E, mesmo assim, as projeções de inflação foram revisadas para mais longe da meta”, alerta Kautz.

Segundo ele, a escolha “ficou pior para o Fed, que vai ter que prejudicar ainda mais o crescimento e o mercado de trabalho para conseguir controlar a inflação”.

Para Kautz, a taxa de juros deve alcançar 4,6%, o que significa mais uma alta de 0,75 ponto na próxima reunião e uma de 0,5 ponto na reunião de dezembro. Uma outra alta terminal é esperada para fevereiro, de 0,25 ponto.

A taxa deve ser mantida em 4,6% até o final de 2023 pelo menos. A partir de 2024, Kautz vê a possibilidade de haver três cortes de 0,25 p.p. nos juros.

Expectativa para os juros nos EUA. Fonte: BTG

Novas projeções econômicas do Fed

“Em termos de PIB, houve uma revisão para baixo este ano, em 0,2%, e para o ano que vem, em 1,2%, revisado de 1,7%. Então, teve um downgrade importante na trajetória de crescimento da economia”, ele diz.

Isso enquanto a expectativa para a inflação foi revisada para cima. “Em termos de núcleo do PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal), a projeção para o final do ano que vem é de 3,1%, sendo que ela era de 2,7%”, analisa. 

Kautz cita que os números revisados surpreenderam, uma vez que a inflação já deu sinais de que alcançou um pico. Segundo ele, com o crescimento mais baixo e mais altas de juros, o modelo do Fed deveria indicar uma estabilidade nessa projeção de núcleo do PCE. O que sinaliza uma manutenção das preocupações.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias