Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Febraban: por dentro da Federação Brasileira de Bancos

Febraban: por dentro da Federação Brasileira de Bancos

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

20 Dez 2021 às 23:51 · Última atualização: 20 Dez 2021 · 4 min leitura

Redação EuQueroInvestir

20 Dez 2021 às 23:51 · 4 min leitura
Última atualização: 20 Dez 2021

Orçamento de bancos deve atingir R$ 35,5 bilhões em 2022.

Divulgação Febraban

A Febraban, também conhecida como Federação Brasileira de Bancos, é uma das instituições mais importantes do Brasil. Ela é a principal entidade representativa dos bancos brasileiros, com a função de regulamentar o setor bancário e o mercado financeiro em geral.

Fundada em 1967, em São Paulo, a Febraban é uma associação sem fins lucrativos. De acordo com a instituição, ela tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Estima-se que existem aproximadamente 155 instituições financeiras em atividade no Brasil, e que mais de 70% dessas instituições são associadas à Febraban.

Portanto, é importante compreender qual é a atuação da Febraban, a sua função e as certificações que ela oferece.

O que é Febraban?

Como destacamos anteriormente, a Febraban é a instituição que representa os interesses do setor bancário no Brasil. A federação é responsável por trazer robustez ao sistema bancário, além de regular as práticas das entidades participantes da associação. 

No site do Febraban, por exemplo, você pode consultar uma instituição bancária e verificar se há alguma irregularidade ou problema com o banco.

Na página, você ainda pode encontrar informações como: estatísticas e estudos econômicos; informativos de regulação bancária; dicas de segurança em finanças e bancárias; e dias de feriados bancários.

Afinal, qual é o objetivo da Febraban?

A Febraban representa os interesses do sistema bancário dentro de qualquer instância do poder público. Seja em relação aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade. 

A associação destaca o seu papel de aperfeiçoar o sistema normativo, com a melhoria progressiva dos seus serviços e a redução dos níveis de risco. 

Desta forma, a Febraban aponta que a instituição, além de promover os interesses dos bancos, tem a função de oferecer maior acesso aos serviços financeiros para a população brasileira. 

Apesar de a Febraban ser uma instituição que defende explicitamente os interesses dos bancos, ela é também benéfica para os clientes dessas instituições financeiras. Como destacamos no início do texto, uma das funções da federação é regulamentar o sistema bancário. Este mecanismo impede que um banco ou uma instituição financeira cobre uma taxa de juros abusiva. 

Com isso, podemos dizer que a Febraban defende tanto os interesses dos bancos quanto os de seus correntistas. A entidade ressalta que ela “deve garantir serviços de boa qualidade, justos e acessíveis”.

Ademais, a Febraban, assim como outras instituições do mercado financeiro, oferece cursos de qualificação profissional e certificações para quem deseja trabalhar no setor bancário.

Certificações Febraban

A Febraban oferece certificações para preparar os profissionais que atuam no mercado de serviços bancários. O intuito dessas certificações é capacitar as pessoas para prestação dos serviços. Elas são bem semelhantes com as certificações de outras profissões como corretor de imóveis, engenheiro, advogado, médico, dentre outros. 

As certificações da Febraban são divididas em quatro grupos: 

  • Correspondentes;
  • Agronegócio;
  • Suitability;
  • Ouvidoria.

Correspondentes

A certificação em correspondentes foi criada para atestar o grau de conhecimento dos profissionais que atuam como correspondentes. Ao todo, há quatro tipos de correspondentes: consignado; crédito direto ao consumidor (CDC); financiamento de veículos; e o completo, que envolve as outras três operações. 

Agronegócio

A certificação de agronegócio destina-se aos profissionais que desempenham atividades relacionadas aos processos de Crédito Rural e Proagro ou que atuam na área.

Suitability

A certificação Suitability qualifica os profissionais para atuar na comercialização de produtos financeiros. A FBB 310, a certificação, visa atestar o conhecimento técnico dos profissionais sobre os aspectos regulatórios e a capacidade de identificar as necessidades e interesses dos clientes, para a oferta adequada dos produtos.

Ouvidoria

A certificação em Ouvidoria destina-se a profissionais que atuam, ou venham a atuar, junto às ouvidorias de instituições financeiras.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias