Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Euro Stoxx 50: o que é e como funciona o principal índice de ações da Zona do Euro

Euro Stoxx 50: o que é e como funciona o principal índice de ações da Zona do Euro

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 19:01 · Última atualização: 25 Dez 2021 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 19:01 · 3 min leitura
Última atualização: 25 Dez 2021

Futuros de NY sobem e demais mercados operam em terreno positivo; tendência é de alta

O Euro Stoxx 50 é um indicador de profunda relevância no cenário econômico internacional. Ao indicar a saúde financeira das 50 maiores empresas de capital aberto da Zona do Euro, ele mostra ao mundo o desempenho da economia daquele continente. Isso é um convite para investidores do todo o mundo.

Acompanhe este artigo e receba mais informações sobre o Euro Stoxx 50!

O que é o Euro Stoxx 50?

Quem decide investir em mercados internacionais tem quase a obrigação de conhecer o Euro Stoxx 50. Isso porque se trata do principal índice de ações da Zona do Euro.

Ele foi criado em 1998 e é composto pelas 50 ações que possuem maior liquidez de negociação nos mercados da Europa.

A responsável pela formação do índice é a empresa alemã conhecida como Deutsche Borse. Ela faz parte da bolsa de valores alemã e considera apenas empresas que pertencem à Zona do Euro para comporem o índice.

Qual é a finalidade do Euro Stoxx 50?

A Europa é um continente muito antigo. Não à toa é chamada de “velho continente”. Sendo assim, seu desenvolvimento está a frente de muitas outras regiões do planeta.

Dessa forma, a Zona do Euro concentra nada menos que 20% de toda a geração de riqueza do planeta. Suas empresas são tradicionais e bastante consolidadas.

Por essa razão o Euro Stoxx 50 é tão importante, pois indica para investidores internacionais a situação dos mercados na Europa.

Como se trata de uma praça financeira muito relevante, o indicador serve de balizador para atrair investidores de todos os cantos do mundo.

Como funciona o indicador?

Olhando do ponto de vista matemático, o Euro Stoxx 50 é uma média do preço das ações das companhias que possuem a maior capitalização da bolsa de valores Eurex.

Isso quer dizer que ele considera em seu cálculo as empresas com maior número de ações distribuídas. Além disso, o pagamento de proventos também é considerado.

Esse cálculo ocorre durante a semana, de segunda a sexta-feira entre as 9 da manhã e 17:30 da tarde, pelo horário local. Sua divulgação é feita a cada 15 segundos e ocorre em três moedas: libra esterlina, dólar e iene.

Qual é a sua composição?

A composição do índice é formada por empresas que fazem parte de países que estão exclusivamente na Zona do Euro. Isso resulta em pelo menos 17 países.

No entanto, cinco nações detém quase a totalidade da composição do índice, próximo à casa de 95%.

A frança é o país que tem empresas com maior participação no índice, cerca de 34%. Em seguida temos a Alemanha com 23%.

Logo após aparece a Espanha com 13%, seguida da Holanda com 12%. Por fim, vemos as empresas italianas  com cerca de 11% de composição do índice.

Já quando consideramos a composição setorial, os bancos são as empresas que lideram. Em seguida tem-se o setor industrial e, por fim, as empresas químicas.

O maior representante do Euro Stoxx 50 é uma companhia pertencente a este último, inclusive. É a Total S.A., conglomerado francês do ramo petroquímico fundado em 1924.

A Zona do Euro tem uma participação muito significativa na economia mundial. Sendo assim, não poderia deixar de ter um indicador financeiro que mostrasse ao mundo o desempenho de suas empresas de capital aberto. Essa é a função do Euro Stoxx 50. Por meio dele, investidores de todo o mundo podem planejar melhor suas alocações de capital.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias