Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA/S&P Global: PMI composto de setembro sobe, bem como industrial e de serviços

EUA/S&P Global: PMI composto de setembro sobe, bem como industrial e de serviços

A S&P Global informou na manhã desta sexta-feira (23) que o PMI Composto preliminar de setembro subiu a 49,3, ante os 44,6 de agosto. Trata-se do Índice Gerente de Compras referente aos EUA.

De igual modo, o PMI de Serviços subiu a 49,2, ante consenso de 45,3, e o PMI Industrial subiu a 51,8, ante previsão de 51,2.

O relatório encaminhado ao mercado destaca que as empresas do setor privado dos EUA registraram queda mais suave na produção durante setembro.

O documento elenca, ainda, que contrações na atividade em todos os setores manufatureiro e de serviços afrouxaram e, no geral, a queda foi apenas marginal, sinalizando um recuo notavelmente mais lento na taxa de declínio em relação à observada em agosto.

Também traz que os novos pedidos recebidos por empresas do setor privado retornaram ao território de expansão em setembro, com crescimento generalizado nos setores de manufatura e serviços.

Publicidade
Publicidade

“A recuperação foi apenas leve, apesar de ser a mais rápida, e a taxa de expansão foi historicamente subjugado”, ressaltou.

E disse mais: “pelo quarto mês consecutivo, a taxa de custo de entrada da inflação diminuiu em setembro. O ritmo de aumento foi o mais lento desde o início de 2021, já que os fabricantes e prestadores de serviços registraram aumentos mais lentos na operação das despesas.”

Gráfico mostra evolução do PMI dos EUA pela S&P Global.

EUA/S&P Global – Índice Gerente de Compras

Ainda de acordo com o documento, os encargos de custos continuaram a aumentar a um ritmo historicamente elevado, com altas de juros e aumentos materiais e salariais impulsionando a inflação.

“Refletindo aumentos mais suaves nas cargas de custos, as empresas aumentaram seus preços de venda a um ritmo mais lento no final do terceiro trimestre. Dito isto, a moderação foi liderada pelo serviço de fornecedores, como fabricantes que registraram um aumento mais acentuado nos encargos de produção em um esforço para repassar os custos mais elevados para clientes”, disse.

E acrescentou: “em linha com um aumento renovado de novas encomendas, o setor privado sinalizou crescimento nos atrasos de trabalho durante setembro. O aumento foi apenas marginal em geral, mas contrastou com um declínio sólido em agosto.”

PMI do da zona do euro, Reino Unido e Alemanha

  • Alemanha: PMI composto caiu para 45,9 pontos (de 46,9), menor nível em 28 meses; serviços recuou para 45,4 (de 47,7) e industrial caiu para 48,3 (de 49,1 pontos);
  • Reino Unido: PMI composto cai para 48,4 pontos (de 49,6), menor nível em 20 meses; serviços caiu para 49,2 (de 50,9) e industrial subiu para 48,5 (de 47,3 pontos);
  • Zona do Euro: PMI composto caiu para 48,2 pontos (de 48,9) menor nível em 20 meses; serviços caiu para 48,9 (de 49,8) e industrial recuou para 48,5 pontos (de 49,6);
  • Quer saber mais sobre o PMI EUA do S&P Global e aprender a investir o mercado de capitais? Clique aqui!