20 Mai 2022 às 15:23 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 5 min leitura
20 Mai 2022 às 15:23 · 5 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022
@jairbolsonaro/reprodução
O bilionário sul-africano Elon Musk se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades nesta sexta-feira, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, e anunciou investimentos da Starlink, sua empresa de internet via satélite, em ações de conectividade e monitoramento na Amazônia.
“Muito animado de estar no Brasil para o lançamento da Starlink para 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, postou o investidor em sua conta no Twitter.
Musk foi convidado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, para um evento sobre conectividade e proteção da Amazônia”. O ministro se empolgou ao agradecer a visita do empresário sul-africano.
Foto: @FabioFaria
O encontro não fazia parte da agenda oficial do ministro, nem do presidente, mas havia sido antecipado por Bolsonaro na quinta-feira (19) durante live em suas redes sociais. Nesta sexta, ao publicar uma foto do encontro, o presidente tuitou rapidamente sobre a conversa:
“Entre outros assuntos, tratamos de conectividade, investimentos, inovação e o uso da tecnologia como reforço na proteção de nossa Amazônia e na realização do potencial econômico do Brasil”, escreveu.
Bolsonaro teve um compromisso pela manhã em Brasília e depois embarcou a São Paulo para a reunião, acompanhado de alguns ministros. À tarde, Fábio Faria concede coletiva para anunciar o lançamento de ações para aprimorar a preservação e o desenvolvimento da Amazônia por meio de ferramentas tecnológicas e de conectividade.
A presença de Bolsonaro ou de Musk na entrevista não foi confirmada. O Ministério das Comunicações vem trabalhando num projeto chamado Norte Conectado, que pretende ampliar o alcance da internet especialmente em áreas rurais e em regiões isoladas.
Em janeiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou a operação no Brasil da Starlink, empresa de Musk que oferece internet via satélite, tecnologia viável para atendimento a regiões isoladas por não exigir cabeamento. Por ora, o empresário não falou em valores investidos.
Hard user do Twitter, plataforma que negocia para se tornar dono e único acionista, Musk viajou de madrugada, partindo do Texas, e desembarcou no Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque (SP), de onde se dirigiu a Porto Feliz, a cerca de 50 km.
Nos últimos dias, o empresário vem sendo alvo de denúncias de assédio sexual por uma comissão de bordo da SpaceX, sua companhia aérea. Mas vem utilizando sua conta para ironizar as acusações e relacioná-las a perseguição política.
Nas últimas semanas, ele declarou apoio ao Partido Republicano nas eleições legislativas deste ano nos Estados Unidos, dizendo que os Democratas hoje são a legenda que semeia ódio na política norte-americana.
Hard user do Twitter, plataforma que negocia para se tornar dono e único acionista, Musk viajou de madrugada, partindo do Texas, e desembarcou no Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque (SP), de onde se dirigiu a Porto Feliz, a cerca de 50 km.
Nos últimos dias, o empresário vem sendo alvo de denúncias de assédio sexual por uma comissão de bordo da SpaceX, sua companhia aérea. Mas vem utilizando sua conta para ironizar as acusações e relacioná-las a perseguição política.
Nas últimas semanas, ele declarou apoio ao Partido Republicano nas eleições legislativas deste ano nos Estados Unidos, dizendo que os Democratas hoje são a legenda que semeia ódio na política norte-americana.
O empresário, que fechou a compra do Twitter por cerca de US$ 42 bilhões, anunciou na semana passada o congelamento das negociações à espera de que a empresa confirme o número de contas falsas existentes na plataforma.
O Twitter tem cerca de 400 milhões de usuários, dos quais avalia que 5% sejam bots (robôs com postagens automatizadas) ou contas falsas. Especialistas em tecnologia avaliam esse processo de checagem como muito complexo, e acreditam que o empresário pode estar usando o tema para buscar uma redução no preço final da negociação. Vale lembrar que, embora seja considerado o homem mais roco do mundo, Musk ainda busca se capitalizar para concluir o negócio.
A compra do Twitter por Elon Musk, curiosamente, foi muito comemorada no Brasil por políticos ligados ao governo federal, já que uma das pretensões do empresário para adquirir a rede social é o fim do banimento de contas por declarações consideradas como discurso de ódio. Ele se apresenta como “defensor absolutista da liberdade de expressão”, discurso também usado por partidários de Bolsonaro.