Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Favorito, Sanders vence prévias democratas no estado de Nevada

Favorito, Sanders vence prévias democratas no estado de Nevada

O senador Bernie Sanders venceu a prévias de Nevada com grande vantagem e assumiu o favoritismo na indicação dos democratas

O senador Bernie Sanders venceu, na noite de sábado (22), as prévias do Partido Democrata no estado de Nevada, terceira etapa na disputa que vai definir o candidato do partido nas eleições presidenciais americanas de novembro.

Sanders, tido como favorito em Nevada, confirmou as projeções no estado em que apenas 36 democratas haviam sido indicados para a convenção. O senador recebeu mais do que o dobro de votos do segundo colocado, o ex-vice-presidente Joe Biden.

Sanders se destaca pela diversidade racial: 30% de seus eleitores são latinos e 10%, negros, segundo a emissora CNN.

“Em Nevada, montamos uma coalizão multigeracional e multirracial que não só vencerá em Nevada, como também varrerá este país. Nenhuma campanha tem um movimento popular como nós temos, que é outra razão pela qual vamos vencer esta eleição”, afirmou Sanders, em discurso.

Projeções

Os números finais da votação em Nevada ainda não foram fechados. Estimativas de voto garantiram a vitória ao senador.

Publicidade
Publicidade

Segundo projeções feitas pela CNN, Sanders está à frente na votação com 46,6% dos votos. Biden tinha 19,2% dos votos, o ex-prefeito de South Bend Pete Buttigieg, 15, 4 %, e Elizabeth Warren, 10,3%.

“Vencemos as primárias em New Hampshire e o caucus de Nevada. Também ganharemos as primárias no Texas. Venceremos em todo o país, porque os americanos estão cansados de um presidente que conta mentiras, que coloca em risco a democracia e que nunca leu a constituição”, disse Sanders.

Buttigieg, candidato que ganhou o caucus – as prévias com assembleia constituinte — de Iowa, deu parabéns a  Sanders pelo resultado, mas não entregou os pontos na disputa. Lembrou em entrevista que há ” riscos de uma possível indicação do senador de 78 anos”.

O ex-prefeito declarou que “Sanders divide os democratas”, o que pode prejudicar o partido nas eleições.

Favorito na Super-terça

Após a vitória em Nevada, Sanders se consolida como o líder da corrida nacional e impõe aos demais pré-candidatos uma disputa entre si para ser a alternativa a ele.

O senador é agora favorito na Super-Terça, que irá acontecer no próximo dia 3 de março. Nessa data, 14 estados americanos terão votações. Estarão em jogo 1.334 delegados – mais de um terço do total.

Embora a vitória de Sanders em Nevada tenha encorajado seus partidários, ela só aprofundou a preocupação entre os líderes democratas, lembrou o portal de notícia CNBC.

Os democratas temem que Sanders seja considerado radical demais para derrotar Trump. Há décadas Sanders defende políticas transformadoras para enfrentar desigualdades na política e na economia, como seu plano de assistência médica “Medicare for All”, que substituiria o sistema de seguro privado por um programa universal administrado pelo governo.

Sandres também sinalizou que deixaria de pagar a dívida pública, se eleito.

Trump ironiza Sanders

O presidente Donald Trump ironizou o triunfo de Sanders, seu provável rival nas eleições de novembro, em comentário no Twitter.

“Parece que o louco Bernie se saiu bem em Nevada. Biden e os outros são fracos. Não há possibilidade de que o mini-Mike Bloomberg possa reviver sua campanha após o pior desempenho da história em um debate presidencial. Parabéns, Bernie, mas não deixe que tirem isso de você”, postou o republicano.

Número expressivo

Quase 75.000 cidadãos de Nevada participaram do início da disputa no Estado pela nomeação presidencial democrata nas eleições dos Estados Unidos.

O número é considerado expressivo para o primeiro teste para os candidatos no oeste dos EUA.

No sábado foi realizada uma assembleia de eleitores para determinar um candidato democrata para enfrentar o presidente republicano Donald Trump nas eleições de 3 de novembro.

O número expressivo de eleitores que participaram nas urnas mostra um sinal positivo para o senador norte-americano Bernie Sanders, de Vermont.

Favorito

A diretora executiva do Partido Democrata do Estado de Nevada, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, Alana Mounce, se expressou: “Desde o começo, os democratas de Nevada se comprometeram a executar o caucus mais acessível, amplo e transparente em 2020”.

E ainda acrescentou: “Para atingir esse objetivo, decretamos um período sem precedentes de votação de quatro dias para o caucus. Disponibilizamos materiais em três idiomas e tínhamos mais de 80 locais de votação antecipada em áreas convenientes nas comunidades de todo o Estado”.

As pesquisas em Nevada mostravam Sanders bem à frente de seus rivais democratas. Havia grande possibilidade de que Sanders, que venceu a votação popular em Iowa e conquistou uma vitória incontestada em New Hampshire. ganhasse impulso suficiente para reforçar sua indicação.