O senador Bernie Sanders venceu, na noite de sábado (22), as prévias do Partido Democrata no estado de Nevada, terceira etapa na disputa que vai definir o candidato do partido nas eleições presidenciais americanas de novembro.
Sanders, tido como favorito em Nevada, confirmou as projeções no estado em que apenas 36 democratas haviam sido indicados para a convenção. O senador recebeu mais do que o dobro de votos do segundo colocado, o ex-vice-presidente Joe Biden.
Sanders se destaca pela diversidade racial: 30% de seus eleitores são latinos e 10%, negros, segundo a emissora CNN.
“Em Nevada, montamos uma coalizão multigeracional e multirracial que não só vencerá em Nevada, como também varrerá este país. Nenhuma campanha tem um movimento popular como nós temos, que é outra razão pela qual vamos vencer esta eleição”, afirmou Sanders, em discurso.
Projeções
Os números finais da votação em Nevada ainda não foram fechados. Estimativas de voto garantiram a vitória ao senador.
Segundo projeções feitas pela CNN, Sanders está à frente na votação com 46,6% dos votos. Biden tinha 19,2% dos votos, o ex-prefeito de South Bend Pete Buttigieg, 15, 4 %, e Elizabeth Warren, 10,3%.
“Vencemos as primárias em New Hampshire e o caucus de Nevada. Também ganharemos as primárias no Texas. Venceremos em todo o país, porque os americanos estão cansados de um presidente que conta mentiras, que coloca em risco a democracia e que nunca leu a constituição”, disse Sanders.
Buttigieg, candidato que ganhou o caucus – as prévias com assembleia constituinte — de Iowa, deu parabéns a Sanders pelo resultado, mas não entregou os pontos na disputa. Lembrou em entrevista que há ” riscos de uma possível indicação do senador de 78 anos”.
O ex-prefeito declarou que “Sanders divide os democratas”, o que pode prejudicar o partido nas eleições.
Favorito na Super-terça
Após a vitória em Nevada, Sanders se consolida como o líder da corrida nacional e impõe aos demais pré-candidatos uma disputa entre si para ser a alternativa a ele.
O senador é agora favorito na Super-Terça, que irá acontecer no próximo dia 3 de março. Nessa data, 14 estados americanos terão votações. Estarão em jogo 1.334 delegados – mais de um terço do total.
Embora a vitória de Sanders em Nevada tenha encorajado seus partidários, ela só aprofundou a preocupação entre os líderes democratas, lembrou o portal de notícia CNBC.
Os democratas temem que Sanders seja considerado radical demais para derrotar Trump. Há décadas Sanders defende políticas transformadoras para enfrentar desigualdades na política e na economia, como seu plano de assistência médica “Medicare for All”, que substituiria o sistema de seguro privado por um programa universal administrado pelo governo.
Sandres também sinalizou que deixaria de pagar a dívida pública, se eleito.
Trump ironiza Sanders
O presidente Donald Trump ironizou o triunfo de Sanders, seu provável rival nas eleições de novembro, em comentário no Twitter.
“Parece que o louco Bernie se saiu bem em Nevada. Biden e os outros são fracos. Não há possibilidade de que o mini-Mike Bloomberg possa reviver sua campanha após o pior desempenho da história em um debate presidencial. Parabéns, Bernie, mas não deixe que tirem isso de você”, postou o republicano.
Número expressivo
Quase 75.000 cidadãos de Nevada participaram do início da disputa no Estado pela nomeação presidencial democrata nas eleições dos Estados Unidos.
O número é considerado expressivo para o primeiro teste para os candidatos no oeste dos EUA.
No sábado foi realizada uma assembleia de eleitores para determinar um candidato democrata para enfrentar o presidente republicano Donald Trump nas eleições de 3 de novembro.
O número expressivo de eleitores que participaram nas urnas mostra um sinal positivo para o senador norte-americano Bernie Sanders, de Vermont.
Favorito
A diretora executiva do Partido Democrata do Estado de Nevada, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, Alana Mounce, se expressou: “Desde o começo, os democratas de Nevada se comprometeram a executar o caucus mais acessível, amplo e transparente em 2020”.
E ainda acrescentou: “Para atingir esse objetivo, decretamos um período sem precedentes de votação de quatro dias para o caucus. Disponibilizamos materiais em três idiomas e tínhamos mais de 80 locais de votação antecipada em áreas convenientes nas comunidades de todo o Estado”.
As pesquisas em Nevada mostravam Sanders bem à frente de seus rivais democratas. Havia grande possibilidade de que Sanders, que venceu a votação popular em Iowa e conquistou uma vitória incontestada em New Hampshire. ganhasse impulso suficiente para reforçar sua indicação.






