A rentabilidade dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos continuam em queda nesta sexta-feira (21). Isso acontece porque os investidores estão preocupados que a China não consiga conter o impacto do novo coronavírus na economia.
O rendimento do tesouro de 10 anos, apresentou queda de 6 pontos-base, para 1,465%, já o título de 2 anos, caiu 5,3 pontos-base atingindo 1,42%. O rendimento dos títulos de 30 anos, registrou declínio de 6,2 pontos-base para 1,910%, renovando nova mínima histórica, conforme informou a reportagem do Market Watch.
Razões
O movimento pode ser explicado pelo aumento do número de casos de coronavírus em outros países, principalmente na Coréia do Sul, fazendo crescer o medo de que importantes cadeias de suprimentos sejam atingidas, como a de semicondutores e automóveis.
Outro ponto impactante, trata a incerteza de quando os trabalhadores voltarão às fábricas. Especialistas sugerem que a produção de veículos e outras podem não retornar a fabricação normal até o próximo mês.
“O sentimento de baixa dos investidores em ativos de risco ajudou a impulsionar a demanda por títulos paraísos, que registraram fortes entradas durante toda a semana”.
A possível desaceleração econômica da China e da Ásia, fez aumentar as expectativas quanto ao corte nas taxas de juros americanos no final do ano, mesmo com o Federal Reserve sugerindo que não será realizados cortes.
Dados econômicos fracos também contribuíram para queda da rentabilidade. O indicador composto da pesquisa do gerente de compras da IHS Markit norte-americano caiu para 49,6 neste mês, o que significa uma retração na atividade econômica. Já as vendas de imóveis existentes alcançaram um ritmo anualizado de 5,46 milhões, recuo de 1,3% em janeiro.






